Por Que os Heróis Gregos Eram Sarados? Descubra a Dieta do Mediterrâneo
Existem inúmeros tipos diferentes de dietas e uma que está fazendo muito sucesso entre os adoradores de dietas é a chamada dieta do mediterrâneo.
Vamos ver os benefícios e como fazer tal dieta.
O Que é A Dieta do Mediterrâneo?
A dieta mediterrânea é uma dieta fundamentada nos tipos de alimentação dos países do mediterrâneo, Grécia, Turquia, Itália, Marrocos, Espanha, Egito, Líbia e Líbano.
Sabe-se que a política, a cultura, e a religião são diferentes, mas eles partilham algumas afinidades como costumes alimentares, o clima a temperatura.
Assim o tipo de alimentação distingue o consumo de verduras e de legumes, de frutas, de cereais, de peixes, do leite e dos seus derivados, dos vinhos, das ervas (especiarias), do azeite, eles consumem pouca carne vermelha e também consumem pouca gordura animal, doces, produtos industrializados ou alimentos com alto teor de açúcar e de gordura.
Seguindo a dieta mediterrânea
Para pessoa que quer seguir a dieta mediterrânea é recomendada adotar os hábitos alimentares dessa população, incluindo nas suas refeições as frutas, legumes, as hortaliças, pois são alimentos que possuem vitaminas e minerais, além de fibras e são antioxidantes e ajudam a prevenir o câncer.
Também deve consumir os cereais que são as fontes de carboidratos que vão fornecer a energia para o nosso corpo, o cereal integral fornece energia e também são fontes de minerais, de nutrientes, de vitaminas.
Para uma alimentação saudável precisa-se consumir as leguminosas, pois possuem proteínas vegetais e fibras e consumindo regularmente combatem o câncer no intestino, além de diminuir o nível de colesterol ruim, a constipação, prevenir as doenças cardiovasculares, devemos consumir as oleaginosas que nos fornecem as gorduras mono e polissaturadas (gorduras boas) que vão nos ajudar na redução do colesterol, e elas também possuem vitaminas Selênio e a E que são antioxidantes.
Os benefícios da dieta mediterrânea
Ao consumir os peixes que são ricos em ômega 3, em ácidos graxos, eles proporcionam vários benefícios a saúde, como a diminuição das taxas de triglicerídeos, reduz a pressão arterial, diminui o risco de acidentes vasculares cerebral, de doenças cardiovasculares, do colesterol total no sangue.
Também se deve consumir leite e os seus derivados que são fontes de cálcio que vão prevenir a osteoporose. O vinho tinto evita formar placas de gorduras nos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, o azeite de oliva aumenta o colesterol bom.
A vantagem da dieta mediterrânea é o consumo de alimentos ricos em fontes de vitaminas, de minerais, de fibras, de ácidos graxos, de antioxidantes, de alimentos mono e poli-insaturados, e também do baixo consumo de carnes vermelhas e de produtos gordurosos e o vinho deve-se consumir apenas uma taça diariamente, assim terá uma alimentação equilibrada.
A dieta mediterrânea é muito fácil de seguir, precisando incluir em seu cardápio os alimentos recomendados, e adaptar as mudanças sem ser radical, tem que aprender o método natural de controlar sua alimentação, assim irá emagrecer de forma saudável, fazendo uma reeducação alimentar e desta forma se tem uma boa alimentação para toda vida. Muitas pesquisas e estudos científicos comprovam os benefícios da dieta mediterrânea para a saúde, mas como qualquer dieta, precisa-se de um acompanhamento de um profissional orientando e tirando todas as dúvidas.