Por que usar da ludicidade no ensino de línguas para adultos?
Quando vamos falar no ensino de línguas para adultos, é muito comum que a primeira abordagem que venha à mente seja: “Língua para fins específicos”. E isso não é um problema, evidentemente.
Ao contrário, parece algo natural, uma vez que na maioria dos casos, o interesse de aprender uma língua nova, depois de certa idade, é sempre motivado por um fim específico.
Isso não significa que esse ensino deva ser cristalizado em uma ideia tradicional, daquilo que seja um “ensino para adultos”. E sim, o ensino para adultos é uma ideia construída, e não uma forma inata.
Não podemos pensar, simplesmente por eles serem pessoas mais velhas, que ali não precisa haver uma série de estratégias pedagógicas. Dentre essas, destacamos aqui abordagens lúdicas.
Considerando que o ensino para adultos não é uma “simples brincadeira”, pense: por que não pode ser, também, uma coisa divertida, uma “brincadeira”? adultos já foram crianças, e a mentalidade infantil é melhor adaptável ao novo.
Assim, veja aqui como usar abordagens lúdicas, no ensino de línguas para adultos.
Lembrando: o ensino não pode ser puramente lúdico – eles são adultos, afinal.
- Simulando vivências
Ludicidade é brincadeira. Mas não apenas. “Ludicidade” é um conceito de vivências que pressupõe criatividade, originalidade, e prazer no ato de executar uma interação.
E claro, isso é o que tem nas brincadeiras e jogos.
Incluindo aqui, a simulação de situações cotidianas. Colocar pessoas mais velhas para “interpretarem” um papel, em língua estrangeira, é simultaneamente, uma forma de fazê-las praticarem a língua e se divertirem.
Além disso, no caso de um “Ensino para fins específicos” saber interpretar o fim específico na língua estrangeira é vital. Por exemplo, aprender inglês para taxistas: sem vivenciar uma simulação teórica, a prática fica muito mais difícil.
Uma brincadeira é uma forma de vivenciar uma situação de forma leve, alegre e prazerosa. Esses sentimentos ajudam a fixar melhor um conteúdo.
- Ensinando com jogos
Jogos, sejam de cartas, tabuleiro ou de demais naturezas, são eficazes no ensino de qualquer matéria. Incluindo línguas.
Além de ser uma forma de divertir os alunos, os jogos estimulam o pensamento estratégico, a dinamicidade e autonomia, e tudo isso é a base de um letramento pleno, em língua estrangeira.
O melhor exemplo é a “forca”. Por meio de dicas, o aluno vai sendo levado a pensar, a partir de seus conhecimentos de mundo e de linguagem, na resposta adequada.
Jogos pedagógicos são uma forma transdisciplinar de ensino.
- O ensino lúdico traz aspectos culturais
Quando vamos estudar uma língua, mais do que apenas gramática ou vocabulário, aprendemos cultura.
Pela ludicidade, esse aprendizado se potencializa, pois, por meio de jogos, brincadeiras, e demais recursos interativos e recreativos, o aluno conhece sobre as culturas daquela língua.
E vale lembrarmos, muitas expressões linguísticas e significados de palavras têm ligação, direta, com a cultura de um povo.
Por exemplo, nas diferenças entre o português brasileiro e de Portugal. Recursos didáticos lúdicos evidenciam esses aspectos de linguagem.