Português: descubra se o certo é “haja vista” ou “haja visto”
Tire suas dúvidas
Muitos estudantes pensam que as expressões “haja vista” e “haja vista” são sinônimas, uma vez que elas são muito semelhantes. Porém, saiba que elas devem ser usadas em contextos diferentes.
Entender as diferenças entre as duas expressões é fundamental para evitar erros de português em algumas das principais provas do país, como os concursos e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, você deve utilizar “haja vista” e “haja visto” da maneira correta para melhorar a sua comunicação.
Dessa forma, para que você consiga turbinar os seus estudos, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto de “haja vista” e “haja visto”. Vamos conferir!
“Haja vista” e “haja visto”: o verbo “haver”
As expressões “haja vista” e “haja visto” derivam do verbo “haver” e, apesar de suas semelhanças fonéticas, devem ser usadas em contextos diferentes.
A seguir, continue lendo o resumo que separamos para entender quando você deve usar cada uma dessas expressões e qual as diferenças entre elas.
Quando usar “haja vista”? Veja os principais usos
“Haja vista” é uma expressão formada pelo verbo “haver” no presente do subjuntivo (“haja”) e o substantivo “vista”.
Essa expressão pode ser usada para indicar uma causa que justifica uma determinada coisa. Assim, ela pode ser considerada um sinônimo de de “considerando que”, “em vista de” ou “tendo em vista”.
Vale destacar que “haja vista” é invariável e, dessa maneira, não pode sofrer mudanças de gênero ou número. Além disso, ela deve sempre ser seguida de substantivos, orações substantivas ou pronomes, pois pode funcionar como um termo explicativo.
Ainda está com alguma dúvida? A seguir, veja alguns exemplos que incluem o uso de “haja vista”:
- O prefeito disse que precisamos melhorar a segurança da cidade, haja vista o aumento dos índices de violência.
Nesse exemplo, “haja vista” está sendo usada para indicar que o aumento dos índices de violência é a razão pela qual a segurança deve ser melhorada.
- A empresa de Bruno pretende investir em novas tecnologias, haja vista a necessidade de modernização dos processos de produção.
Aqui, “haja vista” está indicando que a necessidade de modernização justifica o investimento.
- O diretor aprovou a contratação de novos professores para a escola, haja vista a sobrecarga de trabalho.
Nesse exemplo que apresentamos, podemos ver que “haja vista” está sendo usada para indicar que a sobrecarga de trabalho é a justificativa para a contratação.
Quando usar “haja visto”?
Precisamos destacar que “haja visto” é uma construção incorreta e que não deve ser usada. Essa expressão surge de uma interpretação equivocada da expressão “haja vista”, tentando atribuir ao verbo “haver” a forma de particípio (“visto”). Mas, esse uso não é gramaticalmente correto na língua portuguesa.
A seguir, confira alguns exemplos que incluem o uso correto de “haja visto”:
Erro 1:
- Incorreto: Devemos reavaliar os planos, haja visto as mudanças recentes.
- Correto: Devemos reavaliar os planos, haja vista as mudanças recentes.
Erro 2:
- Incorreto: Haja visto que estamos atrasados, precisamos agilizar as tarefas.
- Correto: Haja vista que estamos atrasados, precisamos agilizar as tarefas.
Como podemos perceber por meio da análise desses exemplos, a única forma correta é “haja vista”, independentemente do contexto ou da tentativa de adequar o verbo para um tempo verbal incorreto.
Assim, memorize que a única construção correta é “haja vista” e que nunca devemos usar a expressão “haja visto”, mesmo que o sujeito ou algum elemento de uma frase seja masculino. Lembre-se também de que “haja vista” é invariável e, por esse motivo, ela não pode ser flexionada em gênero ou número pelos elementos a que se vincula.