Português para concursos de nível fundamental: o que estudar?
Os assuntos referente à língua portuguesa estão presentes em praticamente todos os concursos públicos realizados no país, pois como nossa língua materna e oficial, o português é sempre necessário para um bom desempenho nos cargos públicos. Mesmo que o cargo não exija grande conhecimento sobre a norma padrão da língua, as provas são sempre produzidas em português e exigem leitura e interpretação de texto.
Dito isso, sabe-se que o estudo do português é básico em todos os concursos, podendo o nível de exigência variar de acordo com a banca e com o nível do curso e cargo almejado. Um concurso de nível superior para o cargo de professor de Língua Portuguesa, por exemplo, exigirá um grande conhecimento sobre as normas e usos da língua, além de conhecimentos formais quanto às áreas e subáreas de estudos do português.
Cargos administrativos também costumam apresentar um nível razoável de exigência em relação aos assuntos de português. Por outro lado, alguns concursos de nível fundamental para cargos como cozinheiro, porteiro, guarda municipal, coveiro, agente de limpeza, por exemplo, o nível de cobrança não é tão elevado. Os assuntos cobrados nas provas estão sempre de acordo com o nível de formação exigido no edital de abertura do concurso.
Pensando nisso, apresentamos abaixo os principais tópicos cobrados nas provas de português em concursos de nível fundamental para que você consiga se preparar para a sua prova de forma mais direcionada. Confira a seguir!
Concursos nível fundamental: o que estudar sobre o Português?
Como mencionado acima, de modo geral, as provas de português para os cargos de nível fundamental são mais simples do que as de outros níveis. No entanto, isso não isenta o concurseiro de estudar e se dedicar a aprender ou revisar os assuntos previstos no conteúdo programático do certame.
Para obter aprovação em qualquer concurso, independentemente do seu nível e área, é fundamental dedicar tempo, ter foco e manter a regularidade nos estudos. Mas é preciso também estudar de forma ativa, direcionando o seu cronograma de estudos para o que exige o concurso em questão.
Nos concursos de nível fundamental, os assuntos de português mais recorrentes são básicos, mas a forma como um determinado assunto aparece na prova pode variar de acordo com a banca. Enquanto algumas bancas organizadoras cobram mais gramática, outras focam nos usos da língua, na semântica e na intepretação, por exemplo.
A interpretação de texto é o mais cobrado em provas de português de concursos de nível fundamental, podendo aparecer relacionada a alguns dos outros assuntos mais recorrentes, seja sobre a semântica da língua ou sobre a sua morfologia.
Outros assuntos muito presentes nesse tipo de prova é a ortografia e a acentuação das palavras, além da pontuação. Portanto, para garantir que vai mandar bem na sua prova é necessário estudar as regras principais sobre a escrita correta das palavras do ponto da gramática normativa. O concurseiro também deve estudar o uso das pontuações, focando principalmente no uso da vírgula e no sentido gerado no texto a partir da pontuação usada.
Quanto à gramática, mais especificamente quanto à sintaxe do português, os assuntos mais recorrentes nas provas de nível fundamental são os termos da oração, como sujeito, predicado e complementos do verbo, por exemplo. A presença da crase também é recorrente nas provas, sendo um dos assuntos com maior incidência de erro entre os concurseiros.
Por fim, também relacionado à gramática, o assunto de regência costuma aparecer bastante nas provas. Portanto, os concurseiros devem estudar tanto a regência nominal quanto a regência verbal. Veja a seguir uma breve lista dos assuntos mais cobrados nas provas de português de nível fundamental!
Principais tópicos para as provas de português
- Interpretação de textos
- Ortografia
- Acentuação
- Crase
- Fonética
- Termos da oração (sujeito, predicado, etc.)
- Concordância
- Regência
- Pontuação
Ao estudar esses tópicos principais, o estudante que está se preparando para uma prova de nível fundamental já pode garantir uma ótima nota nas questões sobre a língua portuguesa, além de adquirir o conhecimento básico para se aprofundar no estudo na sua língua materna!