Predicativo do sujeito e do objeto: entenda as diferenças
Saiba quando usar cada um deles
Os predicativos são muito importantes para a construção de uma frase, pois o termo se refere aos substantivos ou adjetivos que descrevem um termo.
É muito importante que você conheça as funções que os predicativos podem desempenhar em uma frase, pois eles podem aparecer em questões de português em provas variadas, como nos concursos e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Assim, para te ajudar, separamos um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre os predicativos e seus tipos. Confira!
O que é um predicativo?
O predicativo é um adjetivo ou substantivo que fornece informações adicionais sobre um substantivo em uma frase. Vale destacar que os predicativos podem descrever tanto com o sujeito quanto com o objeto da oração.
Existem dois tipos principais de predicativos: o predicativo do sujeito e o predicativo do objeto. A seguir, conheça mais sobre cada um deles.
O que é o predicativo do sujeito?
O predicativo do sujeito é um termo que se refere a uma característica, estado ou qualidade do sujeito da oração.
Esse tipo de predicativo é conectado ao sujeito por meio de verbos de ligação como “ser,” “estar,” “parecer,” “continuar,” entre outros. Além disso, vale destacar que o predicativo do sujeito é sempre um adjetivo ou um substantivo que descreve ou qualifica o sujeito.
Você não deve confundir o predicativo do sujeito com o predicado da frase: os dois termos são diferentes, mas o predicativo do sujeito faz parte do predicado, fornecendo informações sobre o sujeito da frase.
A principal função do predicativo do sujeito é qualificar o sujeito, proporcionando uma informação adicional sobre ele.
A seguir, veja exemplos que incluem o uso do predicativo do sujeito:
- A menina é maravilhosa.
No exemplo, “maravilhosa” é o predicativo do sujeito “a menina.” O verbo de ligação “é” conecta o sujeito à sua característica, indicando que a menina possui a qualidade de ser maravilhosa.
- Marlon está cansado.
No exemplo, ”cansado” é o predicativo do sujeito “ela.” O verbo de ligação “está” conecta o sujeito ao seu estado atual, que é estar cansado.
- O gato parece faminto.
No exemplo, ”faminto” é o predicativo do sujeito “o gato.” O verbo de ligação “parece” está conectando o sujeito da frase ao seu estado, ou seja, estar faminto.
O que é o predicativo do objeto?
O predicativo do objeto é um termo que se refere a uma característica, estado ou qualidade do objeto direto ou indireto da oração. Este tipo de predicativo pode aparecer em frases onde o verbo exige um objeto e o predicativo fornece uma característica ou estado do objeto.
Assim como o predicativo do sujeito, o predicativo do objeto também é um adjetivo ou um substantivo, mas ele se relaciona com o objeto da ação verbal.
A seguir, veja exemplos que incluem o uso do predicativo do objeto:
- Ele considerou o projeto interessante.
No exemplo, “interessante” é o predicativo do objeto “o projeto.” O verbo “considerou” é transitivo direto e o predicativo descreve a qualidade do objeto.
- Carlos achou o livro de matemática muito complexo.
No exemplo que apresentamos, “muito complexo” é o predicativo do objeto “o livro de matemática.” O verbo “achou” é transitivo direto e o predicativo do objeto fornece um detalhe sobre o livro.
- Amanda deixou o aluno nervoso.
No exemplo, “nervoso” é o predicativo do objeto “o aluno.” O verbo “deixou” é transitivo direto e o predicativo descreve o estado em que o objeto do verbo (“o aluno”) foi deixado
Como você pode perceber, o predicativo do objeto está relacionado a verbos transitivos diretos ou indiretos, objeto. É importante estudar os dois tipos de predicativos com atenção.