PREPOSIÇÃO: quais as melhores para se usar na REDAÇÃO?
Veja os tipos de preposição e como usá-las corretamente
Ler um texto, entendê-lo e o avaliar como bom pode ser simples, pois a leitura flui e faz sentido em todo tempo. Mas será fácil construir um texto assim? Para que um texto seja impecável, alguns detalhes imprescindíveis precisam ser observados. Hoje vamos te mostrar o que são, a importância das preposições e as melhores para serem utilizadas numa redação. Vamos lá?
O que são preposições?
Primeiramente é preciso entender o que são preposições. Vejamos a a seguir: preposições são palavras gramaticais, invariáveis, que ligam dois elementos de uma frase, estabelecendo uma relação entre eles. Simples não é?!
Como são classificadas?
As preposições são classificadas em essenciais e acidentais:
As essenciais são aquelas que só aparecem na língua propriamente como preposições, sem outra função. São elas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por ou per, sem, sob, sobre e trás.
Por outro lado, as preposições acidentais são aquelas que não possuem originalmente a função de preposição, mas que podem exercer essa função em determinados contextos. São elas: afora, como, conforme, durante, exceto, feito, mediante, salvo, segundo, fora, visto, consoante.
Porque são importantes usá-las?
As preposições são fundamentais na construção das frases e expressões; e promovem a conexão entre as ideias do texto, dando sentido e agregando valor. Escolher as melhores preposições muitas vezes não é uma tarefa fácil, fazendo-se necessário ter claro o objetivo do texto e qual a mensagem que se quer comunicar.
Onde usar uma preposição?
Obrigatoriamente a preposição deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio.
O que as preposições expressam?
As preposições podem expressar diferentes ideias. Conhecer seus sentidos torna menos desafiador usá-las da melhor maneira. Não se trata de decorar todas as preposições, mas de compreender profundamente seu papel na construção e coesão do texto.
Dito isso, apresentaremos as funções básicas das preposições e alguns de seus exemplos.
Quais as funções básicas das preposições?
Os tipos mais comuns são as preposições que expressam lugar, tempo causa, modo e finalidade.
Quais as melhores preposições para se usar na redação?
Entre as melhores para serem utilizadas numa redação estão as preposições de:
- Localização espacial: como o próprio nome menciona, estas preposições tem a função de relacionar termos espacialmente. Exemplos: dentro, fora, entre, embaixo, ao lado de.
- Movimento: quando utilizadas dão ideia de mobilidade entre os termos. Exemplos: através de, para, por, em direção a.
- Tempo: estas preposições geram uma ligação temporal entre os termos. Exemplos: após, durante, desde, depois de.
- Causa: contém a ideia de origem, início. Exemplos: em virtude de, por causa.
- Modo: remete a ideia de forma, maneira. Exemplos: como, em, contra.
- Companhia: transmite a compreensão de acompanhamento. Exemplos: com, junto de, em companhia de, ao lado de.
- Oposição: apresentam conectivos que expressa contrários, contradição, desconformidade. Exemplos: despeito de, contra a, apesar de.
- Finalidade: denotam sentido de fim, resultado. Exemplos: a fim de, com objetivo de, para.
O que observar na hora de usá-las ?
Uma dica importante na hora de usar as melhores preposições em sua redação, é ter em mente as variações da preposição que denotam o mesmo sentido, ou seja, os sinônimos. Esta estratégia tornam o texto de fácil leitura e o enriquece.
Outro elemento que faz com que haja uma boa articulação entre as preposições numa redação é o conhecimento do real sentido de cada uma, o que faz com que se consiga transmitir com precisão a mensagem desejada.
Além disso, é importante considerar qual o estilo do texto, pois existem preposições que são mais formais que outras. Viu aí? Utilizar preposições não é uma tarefa tão difícil quanto parece.