Preste atenção: o correto é “deferir” ou “diferir”?
Tire todas as suas dúvidas
Os brasileiros frequentemente confundem os termos “deferir” e “diferir”, uma vez que essas duas palavras são parônimas, ou seja, têm grafia e pronúncia semelhantes, mas significados diferentes.
Todavia, é fundamental que você seja capaz de diferenciar as expressões “deferir” de “diferir” é fundamental, pois você deve usar as duas de forma correta caso queira escrever uma redação. Além disso, elas também podem aparecer em questões de português nas mais variadas provas, como os concursos e o ENEM 2024.
Assim, para te ajudar e tirar todas as suas dúvidas, trouxemos um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre os usos de “deferir” e “diferir”. Vamos conferir!
“Deferir”: principais significados e usos
“Deferir” é um verbo que pode ser usado no sentido de “aprovar” ou “conceder”. Ele é muito usado em contextos formais, como em processos administrativos ou judiciais: nesses casos, quando dizemos que algo foi “deferido”, queremos dizer que a solicitação foi aprovada.
A seguir, veja alguns exemplos com “deferir”:
- O juiz da cidade decidiu deferir o pedido de liminar.
Nesse caso, “deferir” é usado para indicar que o juiz aprovou o pedido de liminar, uma decisão favorável à solicitação apresentada.
- A empresa de Marcos resolveu deferir o pedido do funcionário.
Nesse exemplo, “deferir” está sendo usado para indicar que a empresa aceitou e concedeu o pedido solicitado pelo funcionário.
- Foi decidido deferir a solicitação de renovação do contrato de Carlos
Nesse caso, “deferir” está indicando que a renovação do contrato foi aprovada após uma análise do pedido.
Como você deve ter percebido por meio da análise dos exemplos, “deferir” pode ser usado situações formais onde há uma concessão, uma aprovação ou, ainda, a aceitação de uma solicitação.
“Diferir”: principais significados e usos
“Diferir”, por outro lado, pode ser usado no sentido de ser diferente ou adiar algo para outro momento. Precisamos dizer que esse verbo é mais abrangente e pode ser usado tanto para indicar as diferenças entre coisas, pessoas, ou ideias, quanto para indicar o adiamento de algum acontecimento.
A seguir, confira alguns exemplos que incluem o verbo”diferir”:
- Os dois produtos diferem na qualidade e no preço.
Nesse exemplo, “diferir” está sendo usado para destacar que há diferenças claras entre os produtos, tanto em qualidade quanto em preço.
- Bruno, a sua opinião difere da minha em diversos aspectos.
No exemplo que trouxemos, “diferir” indica a divergência de opiniões, apontando que as ideias apresentadas não são iguais.
- Decidimos diferir a reunião de professores para a próxima quinta-feira.
Nesse caso, “diferir” está sendo usado no sentido de adiar e indica que a reunião será remarcada para um outro momento.
Por meio da análise esses exemplos, você deve ter percebido que “diferir” pode ser usado para para marcar distinções ou para indicar que algo foi postergado.
Erros comuns
São muitos erros mais comuns envolvendo “deferir” e “diferir”. A seguir, veja alguns dos principais e como evitá-los:
Erro 1:
- Incorreto: Os relatórios dos funcionários deferem bastante nos resultados apresentados.
- Correção: Os relatórios dos funcionários diferem bastante nos resultados apresentados.
No exemplo incorreto, o verbo “deferir” está usado de forma errada, uma vez que o contexto exige o uso de “diferir”, que expressa a ideia de distinção. “Deferir” possui o sentido de aprovar e não deve ser usado nesse caso.
Erro 2:
- Incorreto: O pedido de férias foi diferido pelo conselho.
- Correto: O pedido de férias foi deferido pelo conselho.
Na primeira frase, o uso de “diferir” está errado, uma vez que o objetivo é indicar a aprovação formal de um pedido. Dessa maneira, a palavra correta é “deferir”, que possui o sentido de concessão.