Próclise, ênclise e mesóclise: entenda a diferença

Veja quando usar cada caso

A colocação pronominal é um aspecto muito importante da gramática, pois determinas as regras quanto ao uso dos pronomes em relação ao verbo de uma frase. Ela pode ocorrer de três formas principais: próclise, ênclise e mesóclise.

Para que você entenda como cada uma dessas posições funciona, separamos um resumo completo sobre colocação pronominal. Vamos conferir!

O que é colocação pronominal?

Como mencionamos, a colocação pronominal é responsável por determinar as regras sobre as posições que os pronomes oblíquos átonos podem adquirir em relação ao verbo. Esses pronomes, como “me”, “te”, “se”, “lhe”, “nos”, “vos”, precisam estar conectados ao verbo, pois não possuem acentuação própria.

Existem três tipos diferentes de colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise. A seguir, conheça mais sobre cada um deles.

O que é próclise?

A próclise é utilizada quando o pronome oblíquo átono é colocado antes do verbo em uma determinada frase.

Essa forma de colocação pronominal é frequentemente usada quando existem elementos que são capazes de atrair o pronome para antes do verbo, como as expressões de sentido negativo, os advérbios, as conjunções subordinativas e alguns tipos de pronomes, como os relativos, indefinidos e demonstrativos.

Próclise
Memorize as regras e entenda quando a próclise deve ser usada. Imagem: lil artsy/Pexels

Além disso, a próclise também deve ser usada quando a frase começar com palavras interrogativas e também exclamativas, ou dentro de frases que apresentarem verbos que possuem expressão de desejo.

Veja alguns exemplos de colocação pronominal com próclise:

  • Palavras negativas: quando uma palavra negativa precede o verbo, o pronome deve ser colocado antes dele. Exemplo: “Não me diga que você não sabia.”
  • Advérbios: advérbios também podem atrair o pronome para antes do verbo. Exemplo: “Sempre me lembro dessa história.”
  • Conjunções subordinativas: Conjunções que introduzem orações subordinadas também causam a próclise. Exemplo: “Embora se esforce, ele ainda não conseguiu o resultado desejado.”
  • Pronomes relativos, indefinidos ou demonstrativos: esses pronomes também exigem a próclise. quando antecedem um verbo. Exemplo: “Quem me chamou estava enganado.”
  • Orações exclamativas e interrogativas: em frases que expressam surpresa e admiração ou em perguntas, a próclise também deve ser usado. Exemplo: “Como me assustei com o barulho!”
  • Conjunção coordenativa “e”: quando a conjunção “e” é usada, pode haver próclise. Exemplo: “Ele trabalhou muito e se cansou.”

O que é ênclise?

A ênclise ocorre quanto o pronome oblíquo átono é colocado após o verbo na oração. Ela é utilizada principalmente quando o verbo está no início da oração ou quando não existem elementos que possam atrair o pronome para antes do verbo.

Vale ressaltar também que a ênclise não pode ser usada depois pausas, como vírgulas.

Confira alguns exemplos que incluem o uso de ênclise:

  • Verbo no início da oração: quando o verbo inicia a oração, a ênclise deve ser usado. Exemplo: “Diga-me a verdade.”
  • Verbo no infinitivo impessoal: Quando o verbo está no infinitivo impessoal, a ênclise é geralmente utilizada. Exemplo: “É importante lembrar-se disso.”
  • Verbo no gerúndio: quando o verbo está no gerúndio e não é precedido por preposição ou pronome relativo, a ênclise deve ser usada. Exemplo: “Estavam ajudando-me com a prova de matemática.”
  • Imperativo afirmativo: quando o verbo está no imperativo afirmativo, a ênclise deve ser usado. Exemplo: “Leve-me ao seu presidente.”

O que é mesóclise?

A mesóclise acontece quando o pronome oblíquo átono é inserido no meio do verbo. Essa colocação pronominal é menos frequente e ocorre somente com verbos no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo e quando não existe nenhum termo que exija a próclise na frase.

Confira alguns exemplos de mesóclise:

  • Acompanhar-te-ei nessa sua jornada! (futuro do presente)
  • Cumprir-se-á a minha promessa! (futuro do pretérito)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.