Proctologia, Andrologia, Urologia: qual é a diferença?

Qual é a diferença entre Proctologia, Andrologia, Urologia? Qual é a área que atende os homens?

 

Quando pensamos em especialidades médicas que atendem a homens, costuma-se haver uma confusão sobre duas áreas: a urologia e a proctologia – também chamada de coloproctologia.

A confusão fica ainda maior quando acontece de uma mulher dizer que marcou consulta com profissionais da urologia ou proctologia, porque, para muitos homens, essas áreas focam em saúde masculina, com tudo que o termo pode sugerir (questões sexuais, canceres em testículo e próstata etc.).

E se você acha que a confusão acaba aqui, saiba que há uma terceira área, bem menos falada nas mídias: o andrologia.

Afinal: qual é a diferença entre um urologista, um proctologista – e um andrologista? Qual desses profissionais é o “médico dos problemas masculinos”? E os outros, com que atuam?

Veja em nosso artigo.

 

1.     Andrologia

A andrologia é uma especialidade médica pouco conhecida, mas é a especialidade médica que foca na saúde masculina e que trata de problemas e doenças específicas de órgãos masculinos.

Aqui entram os tratamentos de questões como disfunção erétil e infertilidade. Mas as doenças e problemas de saúde de órgãos sexuais masculinos vão MUITO ALÉM desses que falamos aqui.

O andrologista estuda a anatomia do pênis, testículos e próstata, trata de doenças que afetam esses órgãos, trata de problemas como disfunção hormonal masculina e envelhecimento, pode solicitar exames para identificar doenças no trato urinário.

Vale notarmos que a próstata e o pênis estão suscetíveis a muito mais doenças do que apenas o câncer, de forma que o andrologista também tem um papel fundamental na orientação médica de homens.

O famigerado exame de toque, para identificar problemas na próstata pode ser feito por um andrologista.

 

2.     Urologista

O urologista, ocasionalmente, é também andrologista. Mas pode essa especialização pode ser feita por uma mulher. Isso porque, a urologia não é limitada aos órgãos masculinos.

Ela é uma especialidade que estuda os órgãos do trato urinário. Há campos da urologia que também estudam anatomia e problemas de saúde dos órgãos sexuais masculinos.

Entretanto, profissionais dessa área também estudam órgãos que compõem o sistema urinário, como rins, bexiga, uretra.

Nesse sentido, é uma área de estudos que se aproxima da nefrologia – a especialidade médica responsável por analisar e identificar problemas renais.

Questões como infecções do trato urinário, anomalias na região genital, anomalias congênitas podem ser tratadas por urologistas. Existe ainda um campo que é da cirurgia urológica.

 

3.     Proctologia

A proctologia, por sua vez, se aproxima da andrologia e urologia naquilo que se refere a problemas do trato urinário, mas o seu foco são as doenças e infecções no intestino grosso, anus e reto.

Assim, um proctologista homem também pode atender a mulheres, uma vez que seus estudos e especialidades são para que ele identifique sinais de doenças como a doença de Crohn, hemorroidas, incontinência fecal, diverticulite, entre outros.

Porém, ele também pode identificar sintomas de doenças do trato urinário, ou em órgãos sexuais, mas provavelmente, nesse caso, vai encaminhar o paciente à especialidade mais adequada nesse caso (seja andrologia ou urologia).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.