Procure pela casa: Essa MOEDA VALIOSA pode estar com você!
Você sabia que algumas moedas que podem estar esquecidas em sua casa podem valer muito dinheiro? Não estamos falando de moedas antigas ou com defeitos, mas de moedas raras que podem ser encontradas em qualquer região do Brasil. Nesta matéria do Pensar Cursos vamos ensinar como identificar uma dessas moedas que pode estar na sua casa: a de 1 cruzeiro do ano de 1983.
Características de uma Moeda Rara
Muitas pessoas pensam que a idade é o principal fator que faz uma moeda ser considerada rara. No entanto, existem outras características importantes, como uma baixa cunhagem e um bom estado de conservação.
A boa notícia é que existem milhares de moedas raras espalhadas por todas as regiões do Brasil. Na grande maioria dos casos, essas moedas são esquecidas porque muitas pessoas não sabem identificar quais são as moedas que realmente podem valer muito dinheiro.
Identificando a Moeda de 1 Cruzeiro de 1983
Para facilitar o processo de identificação, listamos abaixo algumas características básicas sobre a moeda de 1 cruzeiro de 1983, de acordo com as informações históricas do Banco Central (BC):
- Reforma Monetária;
- Plano Monetário: Padrão Cruzeiro (1970 – 1986);
- Período: República;
- Casa da Moeda: Rio de Janeiro;
- Diâmetro: 20mm;
- Peso: 3.23gr;
- Metal: Aço Inoxidável;
- Borda: Lisa;
- Reverso: Moeda desmonetizada;
O desenho no anverso da moeda possui o dístico ‘BRASIL’ e um desenho representando a cana de açúcar, enquanto no reverso temos o valor de face ao centro sobre um fundo de linhas onduladas, acompanhado do dístico ‘CRUZEIRO’ e data em fundo liso, ladeado pelo símbolo do Banco Central e um zimbo (concha) utilizada como moeda no Brasil Colônia.
Abaixo você confere a imagem da moeda de 1 cruzeiro de 1983.
Por Que Esta Moeda É Considerada Rara?
Existem três principais motivos que fazem a moeda de 1 cruzeiro de 1983 ser considerada rara:
- Baixa tiragem: De acordo com informações da Casa da Moeda, apenas pouco mais de 100 mil peças foram fabricadas naquele ano, um número considerado muito baixo para os padrões monetários do país.
- Não circulou: Apesar de terem sido produzidas, as moedas não foram colocadas nas ruas, o que torna ainda mais difícil encontrá-las atualmente.
- Muitas se perderam: Além de terem sido produzidas poucas peças, muitas delas se perderam ao longo das últimas décadas. Cada ano que passa, as moedas se tornam mais raras.
Qual o Valor da Moeda de 1 Cruzeiro de 1983?
Os valores da moeda de 1 cruzeiro do ano de 1983 variam de acordo com o estado de conservação da peça. De acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados, a projeção é a seguinte:
Estado de Conservação | Valor |
---|---|
MBC | – |
Soberba | R$ 60,00 |
Flor de Cunho | R$ 90,00 |
O Cruzeiro no Brasil
O cruzeiro foi o padrão monetário do país em três períodos distintos: entre 1942 e 1967, de 1970 a 1986 e de 1990 a 1993, logo antes da chegada do real.
A primeira adoção do cruzeiro ocorreu durante o Estado Novo, sendo a primeira vez que um governo nacional decidiu criar um padrão monetário no país. A ideia era uniformizar todo o dinheiro que circulava no território nacional. Naquele momento, 1 cruzeiro era equivalente a mil réis.
As reformas monetárias ocorreram durante os governos de Castelo Branco, José Sarney e Fernando Collor, quando a moeda foi substituída pelo cruzeiro novo, cruzado e, por fim, pelo real.
Agora que você já sabe como identificar a moeda de 1 cruzeiro de 1983, que tal dar uma olhada em suas moedas e quem sabe encontrar uma pequena fortuna esquecida? Lembre-se de que, além da raridade, o estado de conservação da moeda também é um fator crucial para determinar seu valor.
Venda de moedas para colecionadores
Existem vários compradores de moedas raras que podem estar interessados em suas peças. No entanto só vamos divulgar um contato que comprovadamente esta comprando moedas raras no momento:
- Canal Youtube do site Notícias Concursos: clique aqui
Abaixo você confere um vídeo completo sobre moedas raras, antigas e valiosas.