ProUni 2024/1: Prazo para comprovar informações termina nesta terça (20)

Os candidatos selecionados na 1ª chamada do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2024/1 têm até amanhã, dia 20 de fevereiro, para comprovar as informações dadas no momento da inscrição no programa. A etapa de confirmação das informações é obrigatória para garantir o direito à bolsa de estudos. 

O período para a confirmação das informações, com a entrega dos documentos, teve início no dia 6 de fevereiro. De acordo com as orientações do edital, o processo deve ser feito na própria instituição de ensino superior para a qual o candidato foi pré-selecionado.

Portanto, os estudantes pré-selecionados deverão entregar a documentação necessária até essa terça-feira (20). É facultado ao coordenador do ProuUni na instituição pedir outros documentos eventualmente julgados necessários à comprovação das informações. Desse modo, os estudantes devem ter atenção aos documentos solicitados. 

Após a confirmação da inscrição, as instituições deverão registrar a aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada no Sistema do Prouni (SisProuni) entre os dias 6 e 23 de fevereiro. No mesmo período, também é necessário que elas emitam os respectivos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação. 

2ª chamada do ProUni  2024/1

O ProUni conta com duas chamadas regulares e outras chamadas feitas por meio da lista de espera. Portanto, o próximo resutado será divulgado através de uma segunda chamada regular. De acordo com o cronograma do ProUni 2024/1, a divulgação do resultado da 2ª chamada está marcada para o dia 27 de fevereiro.

Após a 2ª chamada, os candidatos não contemplados nas chamadas regulares poderão manifestar interesse na lista de espera para continuar na disputa por uma vaga. O período para indicar interesse na lista de espera é nos dias 14 e 15 de março, enquanto o resutado da lista está marcado para o dia 18 de março.

Prouni: MEC prorroga prazo de inscrição até sexta-feira (02/02)
As inscrições do ProUni 2024/1 foram recebidas até 2 de fevereiro. Imagem: Divulgação

ProUni 2024/1

As inscrições para o ProUni 2024/1 foram recebidas entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Como acontece tradicionalmente, as inscrições foram recebidas de forma virtual e gratuita, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), ao todo, foram ofertadas 406.428 bolsas nessa primeira edição do programa neste ano. Do total das bolsas, 308.977 integrais, com 100% de desconto, e 97.451 são parciais, com 50% de desconto. Os dados apontam ainda que as oportunidades estão distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.

Quem pode participar do ProUni?

Podem participar do programa estudantes que tenham o ensino médio completo e que tenham feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino  Médio (Enem) aceitas para fins avaliativos. No ProUni  2024/1, o MEC aceitou as notas do Enem 2022 e do Enem 2023. Para participar, é necessário ter obtido nota acima de zero na prova de redação e média geral igual ou superior a 450 pontos. 

Além disso, o candidato deve se encaixar em uma das seguintes categorias, dispostas em ordem de prioridade:

  1. professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
  2. estudante que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  3. estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  4. estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  5. estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
  6. estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Leia também Concurso Nacional Unificado: Prazo para pagar taxa de inscrição termina na sexta-feira (16); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.