ProUni 2024/1: Veja passo a passo para a inscrição
As inscrições para a primeira edição do Programa Universidade Para Todos (ProUni) deste ano já estão abertas. De acordo com o cronograma, o Ministério da Educação (MEC) receberá as inscrições para o ProUni 2024/1 até o dia 1º de fevereiro, próxima quinta-feira.
De acordo com os dados divulgados pelo MEC, a oferta de bolsas para essa edição do programa é recorde. Ao todo, estão sendo ofertadas 402.092 bolsas, sendo 304.638 são bolsas integrais, com desconto de 100% nas mensalidades dos cursos, e 97.454 bolsas parciais, com descontos de 50%. Esse é o maior número de bolsas ofertadas desde a primeira edição do ProUni, que aconteceu em 2005.
Como acontece tradicionalmente, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma virtual. Confira a seguir o passo a passo para concorrer às bolsas ofertadas!
ProUni 2024/1: Como se inscrever?
Segundo as orientações do MEC, os interessados em participar do ProUni 2024/1 devem ler o edital para consultar todas as regras e critérios para concorrer às bolsas ofertadas pelas instituições de ensino superior que aderiam ao programa. Confira aqui o edital.
Para se inscrever no ProUni 2024/1, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Prouni e clicar em “Inscreva-se”. Após ser direcionado para o sistema de inscrição, o SisProuni, é necessário fazer login usando as credenciais da plataforma GOV.BR, ou seja, com o número de CPF e senha cadastrados previamente. Para isso, basta clicar no botão “Entrar com GOV.BR”.
O sistema de inscrição é dividido em quatro abas:
- 1 – Dados do candidato
- 2 – Questionário
- 3 – Grupo Familiar
- 4 – Cursos
Na primeira página o candidato deverá informar todos os seus dados pessoais e de contato ou atualizar os dados resgatados pelo sistema. Após informar os dados, clique em “Salvar e prosseguir”. Em seguida, aparecerá o Questionário, que solicita informações como o tipo de escola de conclusão do ensino médio. Após preencher o formulário, clique em “Salvar e prosseguir”.
A próxima etapa é dar informações quanto ao Grupo Familiar. Nessa página, o candidato deve informar a renda da sua família e “Salvar e prosseguir”. Por fim, o sistema direcionará o estudante para a página Cursos, onde o candidato poderá escolher até duas opções de curso e concluir a inscrição.
É importante destacar que, no momento da escolha do curso, o candidato deve estar atento à adequação da sua renda à modalidade da bolsa.
O candidato pode optar pelas bolsas integrais se sua renda familiar bruta mensal per capita não excede o valor de 1,5 salário mínimo ou pode optar pelas bolsas parciais se sua renda familiar bruta mensal per capita não excede o valor de 3 salários mínimos.
Quem pode participar do ProUni 2024/1?
De acordo com as regras estabelecidas no edital do ProUni 2024/1, podem concorrer às bolsas os estudantes que tenham feito uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2022 ou o Enem 2023. Além disso, o candidato precisa, cumulativamente:
- ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem;
- ter tirado nota acima de zero na prova de redação;
- não ter participado do referido exame na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação).
Resultados do ProUni 2024/1
A divulgação dos resultados do programa é feita em duas chamadas. O resultado da 1ª chamada está previsto para o dia 6 de fevereiro, enquanto o resultado da 2ª chamada é esperado para 27 de fevereiro. Os candidatos não selecionados em uma dessas chamadas poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 14 e 15 de março. O resultado da lista de espera está marcado para o dia 18 seguinte.
Leia também Bolsas do Ensino Médio: governo iniciará pagamentos a partir de março; saiba mais sobre o programa.