ProUni 2024/2: MEC abre consulta de vagas
A pasta já divulgou o cronograma no 2º processo seletivo de 2024
O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta quinta-feira, dia 18 de julho, a consulta às vagas ofertadas no ProUni 2024/2, a segunda edição do Programa Universidade Para Todos (ProUni) deste ano. Desse modo, os interessados já podem conferir quais são as bolsas ofertadas pela pasta através do programa.
Para realizar a consulta, é necessário acessar o site do programa e pesquisar o curso desejado. É possível fazer a pesquisa por nome do curso, por instituição, e por município. Veja o passo a passo para consultar as vagas:
- 1. Acessar o Portal Acesso Único/ ProUni;
- 2. Clicar em “Pesquisar bolsas”;
- 3. Escolher o estado, a cidade, o curso e a instituição pretendidos;
- 4. Conferir a lista de bolsas disponíveis, com informações sobre o tipo (integral ou parcial), o turno, a modalidade (presencial ou a distância) e a nota de corte.
ProUni 2024/2: Oferta de bolsas
De acordo com o MEC, ao todo, estão sendo ofertadas 243.850 bolsas de estudo para todo o Brasil no ProUni 2024/2. Do total de bolsas, 170.319 são de desconto integral e 73.531 oferecem descontos parciais, com desconto de 50% no valor da mensalidade.
Ainda segundo divulgado pela pasta, as oportunidades são para 367 cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) diferentes, oferecidos por 901 instituições em todo o país. O curso de administração é o que dispõe do maior número de bolsas, com 15.115 vagas. Já o curso de medicina conta com a oferta de 1.344 bolsas de estudo.
O Estado de São Paulo é o que tem maior oferta de vagas. São 44.631 bolsas de estudo em diversas instituições de ensino superior privadas do estado, sendo 9.996 de bolsas parciais e 34.635 de bolsas integrais.
ProUni 2024/2: Principais datas
O edital do 2º semestre do programa já está disponível. Segundo o cronograma, as inscrições para o ProUni 2024/2 serão recebidas entre os dias 23 e 27 de julho. Desse modo, a partir da próxima terça-feira, os interessados poderão se inscrever.
A inscrição no ProUni é gratuita e deve ser feita por meio do Portal Único de Acesso, com as credenciais da plataforma GOV.BR, ou seja, número de CPF e senha.
O resultado da 1ª chamada será publicado no dia 31 de julho, de modo que os pré-selecionados terão até o dia 14 de agosto. Já o resultado da 2ª chamada será no dia 20 de agosto. Nesse cao, a comprovação das informações da 2ª chamadas serão entre 20 30 de agosto.
Os estudantes que não forem selecionados nem na 1ª nem na 2ª chamada poderão continuar na disputa por uma vaga. A manifestação de interesse da lista de espera deve ser feita entre 09 e 10 de setembro. Já o resultado da lista de espera está previsto para 13 de setembro. A comprovação das informações da lista de espera poderá ser feita entreos dias 16 e 25 do mesmo mês.
O que é o ProUni?
O ProUni foi criado pelo governo brasileiro com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. Para se candidatar às bolsas integrais e parciais, os estudantes precisam atender a critérios de renda familiar e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
De acordo com os editais do programa, a bolsa integral oferta 100% de desconto, sendo necessário ter uma renda familiar mensal, per capita, de até 1,5 salário mínimo. Já a bolsa parcial, que oferta 50% de desconto exige que o candidato tenha renda familiar mensal, per capita, de até 3 salários mínimos.
Leia também ENEM 2024: Como criar um cronograma de estudos eficiente; saiba mais!