ProUni 2024/2: veja quais são os cursos com mais bolsas
Descubra quais são eles
O Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi criado pelo Governo Federal para fornecer subsídios do Estado para alunos em instituições de ensino superior do Brasil.
O programa oferece bolsas de estudo, integrais e parciais para cursos de graduação e sequenciais de formação específica ministrados em instituições de ensino superior privadas.
As inscrições para o ProUni do 2º semestre já terminaram. Dessa maneira, todos os estudantes inscritos querem descobrir quantas bolsas estão sendo oferecidas por meio do programa.
Assim, para te ajudar a entender mais sobre o processo seletivo, separamos um resumo com os cursos que estão oferecendo mais bolsas por meio do ProUni 2024/2. Vamos conferir!
ProUni 2024/2: cursos com mais bolsas
As inscrições para o ProUni terminaram no dia 26 de julho. Além de informações sobre as inscrições, também foram divulgados dados sobre o número de bolsas para cada curso de graduação.
Nesta edição do ProUni, foram oferecidas 243.850 bolsas de estudo, sendo 170.319 integrais (100% do valor da mensalidade) e 73.531 bolsas parciais (50% do valor da mensalidade).
A seguir, veja quais são os cursos com mais vagas:
- Administração: é o curso que oferece mais bolsas de estudo por meio dessa edição do ProUni do 2º semestre de 2024. Estão sendo oferecidas mais de 15 mil vagas em universidades particulares em todo o país. Do total de 15.115 bolsas de estudo, 9.782 são bolsas integrais e 5.333 são bolsas parciais.
- Direito: é o segundo curso com mais bolsas pelo ProUni. Do total de bolsas, 6.320 são integrais e outras 7.911 são parciais.
- Pedagogia: estão sendo oferecidas mais de 13 mil bolsas para o curso de Pedagogia. Do total, 10.298 são bolsas integrais e 3.592 são parciais.
- Ciências Contábeis: foram disponibilizadas 9.599 bolsas de estudo para o curso. Do total, 5.643 são bolsas integrais e 3.956 são bolsas parciais.
Os estudantes puderam se inscrever exclusivamente de forma online por meio do site do ProUni. Para acessar o site, os estudantes devem deveriam realizar login usando as credenciais gov.br.
As inscrições eram totalmente gratuitas, uma vez que os candidatos não precisavam pagar nenhum tipo de taxa de inscrição para participar do ProUni.
Poderiam participar da próxima edição do ProUni todos os candidatos que participaram da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) nos anos de 2022 0u 2023, e que alcançaram uma pontuação mínima de 450 pontos nas quatro provas objetivas (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias). Além disso, os candidatos não poderiam ter obtido nota zero na prova de redação.
Para participar, os candidatos deveriam possuir ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular. Dessa forma, os candidatos “treineiros” não podem concorrer às bolsas oferecidas pelo ProUni. Veja quem poderá participar:
- Candidatos que cursaram o ensino médio em uma escola da rede pública;
- Candidatos que cursaram o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente com bolsa integral em escola privada;
- Candidatos que estudaram o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente com bolsa parcial ou sem bolsa em instituição privada;
- Candidatos que cursaram todo o ensino médio com bolsa integral em escola da rede privada;
- Candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escola privada, com bolsa parcial ou sem bolsa.
Para conseguir uma bolsa por meio do ProUni, os estudantes deveriam se encaixar em determinados critérios de renda. As bolsas integrais estão sendo direcionadas aos candidatos com renda familiar de um salário mínimo e meio per capita, enquanto as bolsas parciais estão sendo direcionais aos participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Quando será divulgado o resultado do ProUni 2024/2?
Conforme indicado no calendário oficial, os resultados do ProUni 2024/2 serão divulgados no dia 31 de julho de 2024. Os participantes aprovados deverão confirmar as informações socioeconômicas apresentadas entre os dias 31 de julho e 14 de agosto de 2024.
A segunda chamada de candidatos contemplados pelo programa, por sua vez, será divulgada no dia 20 de agosto de 2024.