ProUni 2024: Inscrições começam em 29 de janeiro

Edital será publicado nesta quarta-feira (17)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, dia 16 de janeiro, as principais datas do Programa Universidade Para Todos. As inscrições do ProUni 2024 serão abertas em 29 de janeiro. O calendário foi informado pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa realizada para a divulgação dos resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. 

De acordo com o calendário divulgado, o edital do ProUni 2024 será publicado amanhã, dia 17 de janeiro. Portanto, a partir de amanhã os estudantes interessados em participar da primeira edição do programa em 2024 já poderão consultar todas as datas, regras e procedimentos do ProUni. O edital será publicado no Diário Oficial da União e poderá ser acessado também através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Além disso, a pasta informou que a consulta de bolsas será liberada no dia 19 de janeiro, próxima sexta-feira. A consulta é uma ferramenta dispoinibilizada pelo MEC por um curto perído de tempo antes das abertura das inscrições para que os estudantes conheçam as opções de cursos e instituições participantes. Desse modo, o candidato pode escolher com antecedência as bolsas para as quais deseja se candidatar. 

A consulta de bolsa também poderá ser feita através do Portal Único de Acesso. Os estudantes podem pesquisar as opções de cursos por turnos, instituições e localização. Há também a possibilidade de buscar por uma bolsa pesquisando o nome do curso.

ProUni 2024: Período de inscrição 

As inscrições para a primeira edição do ProUni 2024 serão recebidas entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro. Como acontece tradicionalmente, as inscrições são gratuitas e serão recebidas totalmente on-line, por meio do Portal Único de Acesso. 

Você pode Gostar Também:

Nesse sentido, os interessados deverão acessar o site do ProUni e fazer login com as credenciais da plataforma gov.br. Após acessar o sistema de inscrição, o estudante deve informar todos os dado solicitados e escolher até duas opções de curso, sendo o primeiro prioritário. Os candidatos devem se ater aos critérios de renda exigidos para se candidatar às bolsas integrais ou parciais.

O edital do ProUni 2024 será publicado nesta terça-feira (17). Imagem: Deiviane Linhares/ Metrópoles
O edital do ProUni 2024 será publicado nesta terça-feira (17). Imagem: Deiviane Linhares/ Metrópoles

Como é a seleção do ProUni?

A seleção do ProUni é feita a partir do desempenho obtido pelos estudantes na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, as notas do Enem 2023 serão aceitas no ProUni 2024. No entanto, para participar, o estudante deve ter alcançado a média geral de 450 pontos, além de ter obtido nota acima de zero na prova de redação. 

Além disso, o MEC considera uma ordem de prioridade de acordo com as modalidades de concorrência. Em primeiro lugar na ordem de prioridade estão estudantes com deficiência, seguidos de professores da rede pública que vão cursar licenciatura ou pedagogia. Em terceiro lugar, a pasta prioriza alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública.

Resultado do ProUni 204

A divulgação do resultado do ProUni acontece em duas chamadas regulares. De acordo com o cronograma, o resultado da 1ª chamada está previsto para o dia 4 de fevereiro, com a comprovação das informações até o dia 14 do mesmo mês.

Já a divulgação do resultado da 2ª chamada acontecerá em 24 de fevereiro. Os selecionados em 2ª chamada deverão comprovar as informações até o dia 3 de março. Confira a seguir o cronograma completo divulgado pelo MEC nesta terça-feira!

Cronograma do ProUni do 1º semestre

  • Divulgação do edital: 17 de janeiro;
  • Consulta de bolsas: 19 de janeiro;
  • Inscrições: 29 de janeiro a 1° de fevereiro;
  • Resultado da 1ª chamada: 4 de fevereiro;
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 4 a 14 de fevereiro;
  • Resultado da 2ª chamada: 24 de fevereiro;
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 24 de fevereiro a 3 de março;
  • Prazo para participar da lista de espera: 14 a 15 de março;
  • Divulgação da lista de espera: 18 de março;
  • Comprovação de informações da lista de espera: 21 a 28 de março.

Leia também Bolsas do Ensino Médio: governo iniciará pagamentos a partir de março; saiba mais sobre o programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.