Prouni: resultado da primeira chamada será liberado nesta terça-feira (6/2)
Os participantes do Prouni 2024 podem verificar o resultado da primeira chamada na terça-feira, dia 6.
Os estudantes inscritos no Prouni (Programa Universidade para Todos) podem verificar o resultado da primeira chamada nesta terça-feira (6) através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que divulgará uma lista com os candidatos pré-selecionados. A segunda chamada está agendada para 27 de fevereiro.
Neste primeiro semestre, o Ministério da Educação (MEC) está oferecendo um total de 406.428 bolsas de estudo no Prouni, sendo 308.977 integrais (cobrindo 100% da mensalidade) e 97.451 parciais (cobrindo 50%). Essas bolsas estão distribuídas em 15.482 cursos oferecidos por 1.028 instituições de ensino superior privadas.
Veja também: ProUni 2024/1: São Paulo e Minas Gerais são os estados com mais bolsas para Medicina
Como funciona o Prouni?
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que oferece oportunidades de bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) para cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas.
Para se inscrever no Prouni 2024/1, os candidatos precisam atender aos seguintes requisitos:
- Conclusão do ensino médio.
- Participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2022 ou 2023.
- Ausência de nota zero na redação do Enem.
- Atingimento de uma média global de 450 pontos nas cinco provas do Enem.
As bolsas oferecidas pelo Prouni em 2024 são divididas em integrais (100%) e parciais (50%). Para se qualificar:
- Bolsa de estudo integral (100%): é necessário que a renda familiar mensal per capita não ultrapasse 1,5 salário mínimo.
- Bolsa de estudo parcial (50%): a renda familiar mensal per capita deve ser de até 3 salários mínimos.
Portanto, essas condições visam proporcionar oportunidades educacionais acessíveis e inclusivas para estudantes que desejam cursar o ensino superior em instituições privadas.
Quem tem prioridade na classificação do Prouni?
Na segunda edição do Prouni 2024, o MEC mudou a forma como divulga as informações, substituindo a nota de corte pela classificação parcial dos candidatos. Agora, o órgão utiliza um “sistema de ranqueamento” que mostra a posição de cada estudante em relação aos concorrentes durante o período de inscrição.
Assim, segundo o MEC, o sistema classificará candidatos com perfis semelhantes que escolheram as mesmas opções de curso na inscrição. A prioridade da ordem de classificação, conforme estabelecido nas normas do Prouni, é considerada.
Desse modo, na modalidade de concorrência, a ordem de prioridade é a seguinte:
I – Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia voltados para a formação do magistério da educação básica, se aplicável e se houver inscritos nessa situação;
II – Estudante que concluiu o ensino médio integralmente em escola pública;
III – Estudante que cursou parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada como bolsista integral;
IV – Estudante que cursou parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada como bolsista parcial ou sem bolsa;
V – Estudante que cursou o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista integral;
VI – Estudante que cursou o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista parcial ou sem bolsa.
Veja também: Essas 8 faculdades vão desaparecer nos próximos 5 anos