Provas do concurso Correios serão aplicadas no próximo domingo (15/12) – Veja o que pode e o que não pode!
O concurso Correios oferta vagas para os níveis médio e superior
As provas do concurso Correios ocorrerão no próximo domingo, 15 de dezembro. Estão previstas para mais de 1,6 milhão de inscritos em todo o Brasil. As provas serão realizadas no período da tarde, das 13h às 17h, de acordo com o horário oficial de Brasília (DF).
Horários importantes para os candidatos
É fundamental que os candidatos estejam atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões. O cronograma do concurso Correios será o seguinte:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 12h45
- Início das provas: 13h
- Término das provas: 17h
Os participantes devem se programar para chegar com antecedência, evitando assim atrasos. O ideal é chegar ao local de prova pelo menos 30 minutos antes da abertura dos portões.
Consultando o local da prova
Para saber o local onde fará a prova, os candidatos devem acessar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso. Ao entrar na plataforma, será necessário informar o número de CPF utilizado na inscrição.
As provas serão realizadas em mais de 300 cidades em todo o Brasil. No entanto, por causa da alta demanda, alguns municípios não contarão com locais suficientes e adequados. Nesses casos, as provas também ocorrerão nas seguintes cidades:
- Ilhéus (BA)
- Vila Velha (ES)
- Várzea Grande (MT)
- Jaboatão dos Guararapes (PE)
- Olinda (PE)
- Serra Talhada (PE)
- Parnamirim (PE)
- Belford Roxo (RJ)
- Nilópolis (RJ)
- São João de Meriti (RJ)
- Parnamirim (RN)
- Nossa Senhora do Socorro (SE)
- São Cristóvão (SE)
- Barra dos Coqueiros (SE)
O que levar para as provas?
Os candidatos devem estar preparados para a prova, levando os seguintes itens:
- Documento de identidade com foto (original)
- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta
- Cartão de convocação para as provas
Além disso, os participantes podem levar lanches rápidos, como uma barra de cereal, mas esses itens devem ser consumidos sob a supervisão de um fiscal, que ficará atento durante toda a prova.
Cuidados importantes durante a prova
Os candidatos podem deixar o local de prova somente após duas horas de seu início, ou seja, a partir das 15h. Nessa hora, também será permitido levar o caderno de questões.
O que não pode durante as provas?
De acordo com o edital, há diversos itens que não são permitidos durante as provas do concurso Correios. Confira a lista:
- Equipamentos Eletrônicos: Celulares, rádios comunicadores e outros aparelhos eletrônicos devem ser desligados durante toda a aplicação.
- Armazenamento de Equipamentos: Esses aparelhos devem ser guardados em local indicado pelos fiscais. Caso um dispositivo eletrônico emita qualquer som ou vibração, o candidato será eliminado do concurso.
- Outros Objetos: Não será permitido o uso de óculos escuros, boné, chapéu, gorro, lenço ou qualquer tipo de arma. Além disso, não será permitido o uso de objetos como relógios, pendrives, fones de ouvido, calculadoras, notebooks, tablets, ipods, gravadores ou pontos eletrônicos.
- Comunicabilidade: Também não será permitida qualquer forma de comunicação entre os candidatos. O uso de anotações, livros, códigos, manuais ou outros materiais semelhantes é expressamente proibido.
Como serão as provas do concurso Correios 2024?
As provas do concurso Correios consistem em 50 questões de múltipla escolha para todos os cargos. As disciplinas variam de acordo com o nível de escolaridade. Abaixo estão os detalhes:
- Para os candidatos de nível médio (cargo de carteiro):
- Língua Portuguesa: 15 questões
- Matemática: 10 questões
- Noções de Informática: 10 questões
- Conhecimentos Gerais: 10 questões
- Código de Conduta Ética e Integridade: 5 questões
- Para os candidatos de nível superior (cargo de analista):
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Matemática: 5 questões
- Noções de Informática: 10 questões
- Código de Conduta Ética e Integridade: 5 questões
- Conhecimentos Específicos: 20 questões
Além disso, para os cargos de nível superior, será aplicada uma prova discursiva. Essa etapa exigirá a produção de um texto entre 20 e 30 linhas sobre um tema que será determinado pela banca examinadora.