Puro suco do Brasil: veja 4 gírias de CADA região do país

As gírias desempenham um papel importante na linguagem como uma forma de expressão criativa.

As gírias no Brasil são uma parte fascinante e dinâmica da linguagem que refletem a cultura, a identidade e a criatividade de um grupo específico de pessoas. Elas são termos informais e muitas vezes temporários que emergem em contextos sociais específicos e tendem a se espalhar rapidamente entre os membros desse grupo.

Elas frequentemente surgem em comunidades específicas, como grupos de amigos, comunidades online, subculturas, profissões, entre outros. Elas ajudam a solidificar a identidade e o senso de pertencimento desses grupos, criando uma linguagem exclusiva que os membros compartilham.

Veja mais: 8 curiosidades da língua portuguesa que vão te chocar

Gírias populares no Brasil

As gírias muitas vezes se espalham rapidamente entre diferentes grupos e comunidades, assim, é comum que as pessoas as adaptem e as apropriem para seu próprio uso. Isso pode levar a variações regionais ou subculturais dessas palavras e expressões, e também pode resultar em conflitos sobre “quem tem o direito” de usar algumas.

Embora haja aquelas que se tornam parte permanente do vocabulário da língua, a verdade é que muitas delas têm uma vida útil curta e podem cair em desuso rapidamente. Isso faz com que as gírias sejam especialmente sensíveis ao contexto e ao tempo, e algumas podem parecer “fora de moda” em apenas alguns anos.

Puro suco do Brasil: veja 5 gírias de CADA região do país (Foto: Unsplash).
Puro suco do Brasil: veja 5 gírias de CADA região do país (Foto: Unsplash).

Conheça as principais gírias por região

Nordeste

  • Morgado

É usado para dizer que alguém ou você mesmo está entediado. Ficou sem vontade e energia para fazer alguma coisa. Quando ouvir um nordestino falar “que morgação da mulesta!”, pode ter certeza que ele está desanimado por não ter nada de bom acontecendo em volta ou nada interessante para fazer.

  • Amarrado

Não é usado no sentido literal. Quer dizer que a pessoa é uma baita mão-de-vaca. Sabe o sujeito que dá tchau de mão fechada? Então, ele é um “amarrado” que não quer gastar com nada nem ninguém.

  • Mangar

Nada tem a ver com a fruta, hein? É usado como um verbo e é sinônimo de “zombar”, por exemplo. Sendo assim, quando alguém “manga” de outro é porque está rindo, caçoando e fazendo chacota com a cara dele.

  • Migué

O famoso “migué” denuncia que alguém está tentando te manipular. Por exemplo: “você tinha que ver o migué que Gustavo deu à Duda para ela não desconfiar de nada”. Nesse caso, Gustavo mentiu ou manipulou a verdade para enganar Duda. Sendo assim, “dar um migué” é tentar passar alguém para trás de uma forma inocente ou mais maldosa mesmo.

Sudeste

  • Trem

É usado para quase literalmente qualquer coisa. Quem nunca ouviu, por exemplo, um mineiro dizer “ô, me passa esse trem aí do seu lado” para se referir a um objeto que com certeza tem nome, mas não veio à mente na hora?

  • Uma fria

Nada tem a ver com temperatura. É normalmente usada para se referir a uma cilada. Se você conta uma novidade para alguém, e essa pessoa te responde com “é uma fria”, ela acha que você deve pular fora dessa situação porque pode dar errado.

  • Chapar

Às vezes é acompanhada de “o coco”, ou seja, “chapar o coco”, mas não está ligada à fruta. Pelo contrário! É usada por usuários que querem “meter o louco” bebendo como se não houvesse amanhã.

  • Bolado

É o mesmo que estar chateado. Uma pessoa “bolada” ficou aborrecida e magoada com algo que foi feito ou dito.

Norte

  • Gaiato

Essa é usada até mesmo no Nordeste e diz respeito a uma pessoa que ama fazer uma gracinha! Sabe o engraçadinho da turma? Não passa de um gaiato!

  • Moscou

Achou que era a capital da Rússia? Negativo! Se refere a alguém que bebou e foi pego no flagra.

  • Égua

Nesse caso, esqueça o animal. “Égua” é usado para expressar espanto ou surpresa. Por exemplo: “Égua! Tu viu o tamanho daquela cobra, Luan?”

  • Pai d´égua

Se alguém se referir a você assim, fique sossegado e até agradeça. Quer dizer que você é de confiança! Alguém gente boa mesmo.

Sul

  • Bah

Essa é uma expressão usada em diversas situações e sempre no início das frases. A depender da entonação, ela pode significar muitas coisas: raiva, tristeza, animação e mais.

  • Em cima do laço

É usado para apontar quando alguém tem pouco tempo disponível, ou seja, está com pressa.

  • Barbaridade

Quem nunca ouviu um gaúcho falando isso, que atire a primeira pedra! Essa é uma expressão para demonstrar espanto.

  • Negrinho

Segura o cancelamento aí, negada! É assim que, desde muito tempo, alguns sulistas chamam o bom e velho brigadeiro.

Centro-oeste

  • Empatar

É usado como sinônimo de atrapalhar. Veja esse exemplo: “Vou para a festa sim! Quero ver quem vai empatar”.

  • Pé-de-boi

É estranho? É, mas quer dizer algo muito bom: alguém é extremamente trabalhador.

  • Abiscoitar

É quase sinônimo de se dar bem, porque quer dizer que alguém ganhou uma herança ou algum dinheiro.

  • Lagartear

Quem gosta de lagartear é aquela pessoa que não pode ver praia, porque quer ficar no sol e pegar um bronze.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.