Quais cirurgias são cobertas pelo SUS e por quê?

O Sistema único de Saúde tem em seu sistema milhões de brasileiros cadastrados, uma vez que nem todos podem desfrutar de um bom plano de saúde. Operações contra o câncer, transplantes, vasectomia são cirurgias cobertas pelo SUS.

 

Porém o que muitos não sabem é que procedimentos plásticos também podem ser feitos através desse sistema governamental. Abaixo informaremos quais são eles e o porquê desta cobertura.

 

As cirurgias

 

O procedimento plástico baseado em mudanças estéticas não é fornecido pelo SUS. Apenas algumas redes estéticas cobrem este tipo de plástica, e ainda não é muito fácil. Se você possui alguma anormalidade no corpo e quer mudar isso, o primeiro passo é se consultar com o especialista.

 

O médico vai saber caracterizar a sua deficiência corporal como algo estético ou reparatório. O SUS, por exemplo tem o costume de cobrir cirurgias que reparam partes do corpo, se não forem classificadas apenas como estéticas.

 

Labioleporino

 

O labioleporino é uma anomalia física que nasce com o ser humano. Como não é algo causado por fatores externos simples e nem uma cirurgia completamente estética tem a cobertura do SUS.

 

Você pode Gostar Também:

Deformações por queimaduras

 

Pessoas que sofrem queimaduras muito graves e que acabam deformando fisicamente o corpo, a pele e os tecidos musculares tem toda a cobertura do SUS. Por tratar-se de algo que mexe com a parte interna e que pode dificultar a vida do paciente, esta cirurgia pode ser feita gratuitamente.

 

Deformidades faciais

 

Pessoas que nascem com deformidades faciais ou são submetidas a uma violência capaz de deformar o corpo, também podem recorrer ao Sistema Único de Saúde. O deficiente tem todo o apoio do SUS para poder melhorar suas condições de vida.

 

Reconstrução mamária

O câncer é uma doença forte e que arrasa milhares de mulheres, hoje, no Brasil. Como é algo que mexe com toda a estrutura feminina, o câncer de mama tem consequências graves, mas que podem ser revertidas através do SUS.

 

A reconstrução dos seios é uma operação fornecida gratuitamente pelo SUS e que prevê uma melhora na vida da mulher atingida por esse mal.

 

Outras cirurgias como Ginecomastia, Abdominoplastia, Fendaplalatina e Catarata também estão incluídas na carteira de reparação do SUS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.