Quais cursos um pedreiro pode fazer para se especializar?

Quais são os diversos cursos que um pedreiro pode fazer, para se especializar? Veja aqui!

 

Quando pensamos em trabalhadores de construção civil – mais especificamente, pedreiros – a imagem que a maioria das pessoas têm é a de um trabalhador braçal, sem conhecimentos técnicos.

Essa é uma imagem bem longe da realidade atual, da classe. Isso porque, construir um edificio, mesmo que esse seja uma casa térrea, traz inúmeras exigências de conhecimentos técnicos.

O profissional precisa saber fazer ações como a preparação e limpeza do terreno, assentamento de colunas e vigas, trabalho com alvenaria (tijolos e cimentos), instrução técnica no uso de ferramentas e equipamentos…

Ou seja, há diversas exigências técnicas para profissionais da construção civil. Além disso, esses profissionais podem se especializar ainda mais, uma vez que uma construção tem diversas etapas.

Logo, quais são as especializações que um pedreiro pode fazer? Veja em nosso artigo.

 

1.     Contabilidade

Ter um curso de contabilidade pode ser um enorme diferencial, para pedreiros que queiram trabalhar autonomamente, pois, dessa maneira, eles conseguem fazer orçamentos mais vantajosos, tanto para contratado, quanto para contratante.

Um bom orçamento não deve incluir apenas o valor dos materiais, mas é preciso que haja uma média entre o valor da hora de trabalho, impostos, previsão de execução da obra…

Tudo isso pode ser aprendido. Assim, o profissional economiza gastos com a contratação de uma assessoria contábil, podendo reverter o valor para seus clientes.

 

2.     Segurança do Trabalho

Ter conhecimentos em Segurança do Trabalho vai muito além do que simplesmente comprar capacetes. Há diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e diversos procedimentos a serem tomados, para se evitar um acidente – e remediar a situação, no caso de acontecer um.

Um pedreiro que tenha essa formação pode se destacar em um canteiro, uma vez que ele auxilia na otimização das obras que estão sendo executadas, tanto em questão de tempo, quanto de processos.

Além disso, ele se torna uma pessoa que acumula responsabilidades, e isso pode significar uma melhoria em sua posição profissional, passando de um trabalhador de campo para um mestre de obras.

 

3.     Eletricista

Ter conhecimento técnico em sistemas elétricos pode ser um grande diferencial, na carreira de um pedreiro, pois, dessa forma, ele consegue pensar em soluções criativas, práticas e efetivas, para a instalação de fios e cabos.

Claro que uma obra terá eletricistas atuando. Porém, um pedreiro que também tem formação em na parte elétrica consegue executar melhor seu trabalho.

Isso traz velocidade para a conclusão do projeto, pode significar uma melhor avaliação, por parte do cliente, uma redução de custos.

Além de possibilitar que o profissional atue autonomamente, sem precisar terceirizar serviços.

 

4.     Gestão de obras

“Gestão de obras” é um nome mais técnico para o trabalho do profissional que organiza as etapas de uma construção, seja como mestre de obras, seja como técnico em edificações responsável.

É um cargo de  chefia, e, como tal, traz mais responsabilidades, mas também traz um salário maior e mais possibilidades de crescimento profissional, seja na obra, seja com funções técnicas em uma empresa de construção civil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.