Quais são as 5 principais teorias da Administração existentes?
Quando vamos falar sobre “Administração de Empresas”, muito provavelmente, o público leigo não saberá explicar muito sobre o curso. Talvez digam que é sobre gerenciar as contas de uma empresa, ou cuidar do marketing.
Mas o fato é que na Administração, existem diversas teorias, sobre como gerir negócios, para além de aspectos econômicos ou de comunicação institucional.
São as pouco faladas (mas muito aplicadas) Teorias da Administração. São campos de estudo sobre organização de equipes, gestão de negócios e planejamento estratégico tão diversos, quanto são as teorias de economia de mercado ou políticas internacionais.
Aqui listamos aspectos gerais de 5 delas. Confira:
1. Administração burocrática
Teorizada por Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, praticamente o fundador dessa área do conhecimento.
Muitas pessoas entendem a burocracia como “excesso de procedimentos”, “excesso de formalidades”, mas isso é uma generalização grosseira.
A burocracia como Weber pensou significa uma estruturação de um grupo, a partir de regras que não podem ser descumpridas, para que elas não gerem incompatibilidades processuais.
Ou seja, uma gestão baseada em um sistema de valores e técnicas objetivos, sem margem para decisões arbitrárias.
2. Administração Científica
A Administração Científica, enquanto forma de trabalho, se deve a vários empresários e teóricos, mas aquele que levou a AC ao seu “ápice”, por assim dizer, foi Henry Ford (1863-1947).
Prezando pela organização racional do trabalho, o “científico” se deve a ideia de mecanização: cada funcionário tem uma função específica, que precisa ser feita dentro de um tempo certo, e de uma forma própria.
A grande crítica, nessa abordagem, é pela sua concepção do trabalhador como uma “peça” de uma máquina.
3. Administração clássica
Semelhante a Administração Científica, o principal representante das teorias Clássicas é o francês Jules Henri Fayol (41-1925), que trouxe sua experiência com minas.
Nela, o principal aspecto é o da hierarquização dos setores. Dessa maneira, o setor de comando é aquele que gerencia todos os demais – o que tem uma visão do todo.
Os setores hierarquicamente colocados abaixo dele têm funções específicas, e não podem sobrepor interesses particulares, sobre os gerais.
4. Administração Comportamental das Organizações
Muito mais focada no fator humano, a Administração Comportamental é um termo que abrange diferentes teorias de psicologia social, sempre voltadas ao trabalhador.
Dentre essas, há a Teoria de Maslow, desenvolvida pelo psicólogo americano Abraham Maslow (1908-1970), que hierarquiza as necessidades humanas.
Esses fatores psicológicos são essenciais para um ambiente de trabalho ser acolhedor e motivador, e são desenvolvidos, posteriormente pelo economista americano Douglas McGregor (1906-1964).
McGregor, de modo bem geral, aponta a necessidade de tornar o ambiente proveitoso, para que o trabalhador atinja suas potencialidades máximas.
5. Teoria das Relações Humanas
Outro termo-guarda-chuva, as administrações pautadas nas Teorias das Relações Humanas foca na responsabilização individual, terapias comportamentais, motivação, saúde mental do trabalhador, e estabilidade emocional nas interações humanas.
Dessa forma, uma organização a não pode ser encarada como uma máquina, mas uma estrutura composta de seres humanos, com individualidades que devem ser respeitadas, valorizadas e agregadas.