Quais são as competências da redação do ENEM?

Entenda quais são as competências

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que foi criada em 1998 para avaliar os estudantes após a conclusão do ensino médio. Hoje, o ENEM é considerado uma das provas mais importantes do país.

Muitos estudantes querem entender o funcionamento da redação do ENEM para garantir uma pontuação alta. Afinal, sabemos que a redação é responsável por parcela significativa da nota final do candidato no exame.

Uma das maneiras de entender o funcionamento da redação é analisar os critérios usados pelos corretores para avaliar o texto. Dessa maneira, separamos um resumo sobre as competências da redação do ENEM. Confira!

As cinco competências da redação do ENEM

A avaliação da redação do ENEM é feita com base em cinco competências. Cada uma das competências representa um conjunto de habilidades que o candidato deve demonstrar por meio da escrita do texto.

Ao entender o que cada competência avalia, você poderá direcionar a construção do seu texto para atender a essas expectativas de forma mais eficaz e, consequentemente, garantir mais pontos. Vamos conhecer mais sobre cada uma das competências da redação do ENEM a seguir.

Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita

A competência 1 analisa o domínio avalia o domínio da norma culta da língua portuguesa. Dessa maneira, o candidato deverá demonstrar que se usa utiliza a língua portuguesa de forma correta, ou seja, que segue as regras gramaticais, de ortografia, pontuação e concordância do português.

Para garantir pontos nessa competência é importante que você evite erros gramaticais e também ortográficos. Ao terminar o seu texto, revise-o com atenção para procurar possíveis erros.

Competência 2: Compreensão da proposta de redação

A competência 2 é responsável por analisar se o candidato compreendeu o tema/linha temática que foi proposto pela prova e se foi capaz de desenvolvê-lo de forma organizada dentro do formato dissertativo-argumentativo.

Redação ENEM
É importante que o candidato entenda o tema da redação do ENEM. Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

O primeiro passo para começar a escrever o texto é compreender a proposta da prova. É muito importante que você siga diretamente o tema proposto pelo ENEM e organize as suas ideias de maneira coerente.

Competência 3: Seleção e organização das informações

A competência 3 analisa a capacidade do estudante de relacionar e interpretar informações relevantes, utilizando-as de maneira estratégica para construir uma argumentação sólida e coerente. 

É fundamental que você planeje o seu texto antes de começar a escrever para que você possa escolher cada argumento com atenção e organizar as ideias de forma coerente, bem como os repertórios que serão utilizados para sustentar os seus argumentos. 

Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos

A competência 4 avalia o uso de mecanismos linguísticos que garantem a coesão e a coerência do texto, como conectivos e pronomes.

Vale ressaltar que é muito importante que o seu texto seja coeso e que você use conectivos adequados para criar ligações entre as partes do texto

Competência 5: Elaboração de uma proposta de intervenção

A competência 5 analisa a capacidade do candidato de propor uma solução para os problemas apresentados ao longo do texto, ou seja, de elaborar um parágrafo de conclusão.

Lembre-se de que a sua conclusão deverá ser coerente e precisará apresentar todos os elementos essenciais, como os agentes. Cada agente deve responder as seguintes perguntas:

  • Quem? (quem vai solucionar o problema, ou seja, o agente)
  • O quê? (o quê esse agente vai fazer para solucionar o problema)
  • Como? (como o agente poderá solucionar problema)
  • Para quê? (qual o objetivo de solucionar o problema?)

Tenha em mente você não deve mencionar o mesmo agente mais de uma vez no parágrafo de conclusão. Algumas opções de agente são:

  • Indivíduo;
  • Família;
  • Ministérios;
  • Estado;
  • Escola;
  • Mídia.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.