Quais são as partes de um projeto de pesquisa?

Como fazer o proejto? Saiba aqui!

 

Quando falamos em pesquisas, uma das partes mais importantes é o projeto. E por projeto, queremos dizer, a “parte escrita”. Não se trata do pré-projeto. O pré-projeto é aquela parte que terá só uma introdução, objetivos, metodologia etc., mas não terá o conteúdo da pesquisa.

O pré-projeto é um documento produzido mostrando o que o pesquisador intenciona fazer. O projeto é o trabalho escrito pronto. Com capítulos, inclusive.

Apesar de a escrita de um projeto ser exigente, sua estrutura é simples, e sem grandes variações. Você sabe como faz um projeto? Quais são as partes dele? Veja em nosso artigo.

 

1. Introdução

A introdução é onde você apresenta o contexto do projeto, explicando o que vai ser pesquisado e por que o assunto é relevante. Aqui, você descreve o problema de pesquisa, seu histórico pessoal no tema e antecipa o que será abordado.

 

2. Objetivos

Você pode Gostar Também:

Os objetivos detalham o que você quer com a pesquisa. Eles são divididos em:

  • Objetivos gerais: metas mais gerais. Por exemplo, se a pesquisa for sobre a importância do agrobusiness na economia nacional contemporânea, um objetivo geral poderia ser “Detalhar o panorama econômico brasileiro no início do século 21”.
  • Objetivos específicos: São metas bem específicas, que se relacionam com as metas genéricas. No nosso exemplo, poderia ser: “Estudar os impactos da monocultura para receitas estaduais brutas”.

3. Metodologia

A metodologia descreve como a pesquisa será feita. Aqui, você detalha os métodos, técnicas e procedimentos que foram utilizados, como a coleta de dados (ex.: entrevistas, questionários, observações), leituras específicas e similares.

Por exemplo, em uma pesquisa sobre uso de redes sociais entre adolescentes, você pode falar aplicar entrevistas e questionários, como metodologia para obtenção de dados.

 

4. O trabalho propriamente dito

Aqui são os capítulos com conteúdos, divididos em eixos temáticos, assuntos, teorias, análise e dados, dentre outros. O importante é que seu trabalho não junte tudo o que foi pesquisado em apenas um capítulo.

Podem existir capítulos teóricos, e capítulos com dados coletados, e capítulos com a análise das informações. O importante é que seu projeto esteja bem detalhado.

5. Conclusão

A última parte a ser escrita, a conclusão é ao mesmo tempo uma retomada, autocrítica e exposição dos resultados, além de apontar para novas possibilidades.

É uma retomada, porque primeiro, você precisa relembrar o que a pesquisa pretendia, mas de forma mais concisa.

É uma autocrítica, porque você precisa olhara para o próprio trabalho de forma honesta, percebendo e entendendo o que deu certo, e o que não deu, e explicar os motivos.

É uma exposição de resultados, porque na conclusão, você faz uma síntese dos principais resultados, respondendo à pergunta de pesquisa ou problema proposto na introdução.

A conclusão também serve para sugerir a continuidade da pesquisa ou para propor novas questões para futuras pesquisas.

6. Bibliografia

A bibliografia é a lista de fontes (livros, artigos, sites, etc.) que você utilizou ao longo da pesquisa. Deve seguir as normas acadêmicas de formatação – a ABNT.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.