Quais são as principais artes marcais existentes?

Você conhece quantas artes marciais? Veja algumas diferentes, em nosso artigo.

Artes marciais são atividades esportivas com o intuito de defesa pessoal, e eventualmente, ataque, e elas existem desde que a humanidade existe. Em nossa condição natural, foi preciso pensar formas de defesa natural.

Essas formas foram as artes marciais. Tanto é que, tradicionalmente, todos os países do mundo têm a sua, e aprender elas se tornou um exercício!

Alguns são pouco conhecidos, e bem restritos a sua nação de origem. Outros, como judô, caratê ou muay thai, são populares em todo o planeta, a despeito de sua origem antiga.

Assim, quais são as artes marciais existentes mundo afora? Quais são as vantagens e desvantagens delas? Veja em nosso artigo!

 

Luta País de Origem Data de origem Técnicas Vantagens Desvantagens
Boxe Inglaterra Século XVIII Socos Foco em força e agilidade dos braços e pernas. Limitada às mãos; pouco efeito no chão.
Karate Japão Século XV Socos, chutes, golpes de mão Disciplina física e mental; bom equilíbrio entre defesa e ataque. Menos eficiente contra agarramentos.
Jiu-Jitsu Japão/Brasil Século XIX Agarramentos finalizações Eficaz no chão; eficaz contra adversários mais fortes; foco em técnicas. Menor combatividade em combate em pé.
Taekwondo Coreia do Sul Década de 1940 Chutes, socos Luta dinâmica, ótima para flexibilidade. Foco maior em chutes; pouco eficaz em agarramentos.
Kung Fu China Ancestral Socos, chutes, golpes de mão Técnicas diversificadas; foco em meditação. Exige anos de estudos; foco em repetições.
Muay Thai Tailândia Ancestral Socos, chutes, joelhadas Combate completo em pé; ênfase em resistência e força; foco em agilidade e condicionamento. Pouca ênfase no combate de chão.
Capoeira Brasil Século XVI Chutes, acrobacias, esquivas Ritmo intenso; enfatiza agilidade. Pouco ofensiva; demanda flexibilidade.
Krav Maga Israel Década de 1930 Golpes variados Foco em defesa pessoal e estratégia criativa. Pouco sistematizada, foco em desarme.
Aikido Japão Anos 1920 Alavancas, torções, arremessos Foco em defesa pessoal; não requer força física. Poucos golpes de impacto; vulnerável em combate no chão.
Huka-Huka Indígenas do Xingu Ancestral Agarramentos, submissões Eficaz no chão; ênfase em resistência física. Poucos golpes de impacto; vulnerável em alto-defesa.
Sumô Japão Século VIII Empurrões, arremessos Uso de força intensa, foco em resistência física. Pouco foco em defesa pessoal.
Luta greco-romana Grécia/Roma Ancestral Agarramentos, submissões Eficaz no chão; ênfase em resistência física. Poucos golpes de impacto; vulnerável em alto-defesa.
Judô Japão Finais do Século XIX Arremessos, submissões Foco em alavancas e rasteiras; foco em agilidade e concentração. Limitado em ataques diretos; vulnerável em alto-defesa.
Luta senegalesa (“Làmb”) Senegal Ancestral Agarramentos, submissões Eficaz no chão; ênfase em resistência física. Poucos golpes de impacto; vulnerável em alto-defesa.
Dambe Nigéria Ancestral Socos Foco em força e agilidade dos braços; ótimo para condicionamento físico. Limitada às mãos; pouco efeito no chão.
Moraingy Madagascar Ancestral Chutes rápidos e socos, cabeçadas. Combate completo em pé; ênfase em resistência e força; foco em agilidade e condicionamento. Pouca ênfase no combate de chão; pouca ênfase em defesa.
Sambo Rússia Década de 1930 Socos, chutes, agarramentos. Combate completo em pé e solo. Exige muita força física.

 

 

 

 

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