Quais são as principais culturas agrícolas brasileiras introduzidas pelos europeus?

Quando os europeus chegaram, muitas plantas foram introduzidas nas Américas. Você sabe que plantas são essas?

 

Em um artigo recente, mostramos que quando os europeus chegaram às Américas, eles descobriram diversas espécies de plantas que mudaram a economia e alimentação humana e animal para sempre.

E aqui os dois casos mais conhecidos são a batata e o milho.

Porém, muitas outras plantas foram introduzidas nas Américas, a fim de se facilitar o transito e comércio delas para a Europa, e os países europeus tiveram tamanho sucesso nessa introdução, que hoje plantas nativas são chamadas de “exóticas”.

Por exemplo, quando pensamos no camu-camu (Myrciaria dúbia), planta amazônica que tem 30 vezes mais vitamina C do que qualquer espécie de laranja (originária da China).

Você sabe que plantas são essas? Sabe o que tem na sua cozinha, que é legitimamente brasileiro? Veja no nosso artigo.

 

1.     Banana

Você pode Gostar Também:

Embora o Brasil tenha a música Yes, nós temos bananas, e sua produção anual faça o país ocupar a 4ª posição no ranking mundial, a banana não é daqui.

As espécies que temos no mercado brasileiro vieram da Ásia tropical e regiões quentes do continente africano, e não por acaso, China, India e Indonésia encabeçam o ranking de produção.

2.     Café

O principal responsável pela riqueza (e crise econômica) no Brasil dos anos 20 é originário, principalmente, da Etiópia. O café é um dos produtos agrícolas de maior importância econômica para grande parte das nações sul-americanas.

Porém, sua origem é do norte do continente africano, e sua popularidade data de mais de 500 anos atrás, entre as nações muçulmanas.

 

3.     Soja

Hoje em dia o Brasil é um dos principais produtores de soja do mundo. As lavouras são polêmicas, porque a espécie tem enfraquecido biomas naturais.

A planta veio de regiões úmidas da Ásia, e sua introdução em regiões como cerrado brasileiro desequilibrou o ecossistema estabelecido lá.

 

4.     Arroz

Outra planta que tem suas principais espécies originárias na Ásia, o arroz é atualmente responde por mais de 15% do Produto Interno Bruto brasileiro.

Presente em quase todas as refeições do mundo todo, sua popularidade entre os amidos só se equipara à da batata e do milho.

 

5.     Cana de açúcar

Grande responsável pela maior parte do álcool produzido no mundo, a cana é uma planta asiática que, no Brasil, encontrou condições perfeitas.

O nosso país encabeça a produção mundial, e grande parte de nossa riqueza dos últimos 400 anos se deve a ela.

 

6.     Algodão

Uma das plantas de maior importância na indústria têxtil, a responsável por boa parte da economia do sul dos Estados Unidos no século 19, o algodão é, na verdade, um tecido vindo de espécies diferentes de plantas.

Mas quase todas são originárias da península arábica e centro do continente africano. Existem espécies de algodão nativas das Américas. As espécies introduzidas, contudo, cresceram muito mais.

 

7.     Laranja

A laranja é a principal fruta cítrica exportada pelo Brasil (que domina 75% do mercado), e seu suco está presente no mundo todo, mas tem seu berço na Ásia tropical.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.