Quais são as profissões que exigem categorias específicas de Carteira Nacional de Habilitação?
Ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B, por si só, no Brasil já é uma vantagem, para quem está concorrendo a alguns tipos de empregos.
Isso porque, a CNH-B permite que uma pessoa dirija carros de passeio Logo, alguém com CNH-B pode atuar como motorista por exemplo.
Além disso, a CNH-B se torna uma vantagem, para profissionais que estão concorrendo a vagas que envolvam deslocamento constante – tais como supervisor regional de um segmento, ou representante comercial.
Porém, a CNH-B – e as demais (C, D, E) também são requisitos obrigatórios para algumas profissões. Isso é, a CNH não é uma “vantagem”, mas uma cláusula eliminatória.
Você sabe que profissões são essas? Veja quais são os veículos e profissões que cada categoria de CNH possibilita você atuar.
CNH-A: motocicletas e triciclos motorizados
Com a Carteira Nacional de Habilitação da categoria A, você consegue conduzir motos em triciclos motorizados.
Isso já é uma vantagem, para quem quer ou precisa trabalhar com entregas, ou precisa se locomover, mas não tem recursos (ou interesse) de tirar uma CNH-B, de carros.
Vale dizer: a categoria A não autoriza ninguém a conduzir automóveis, e a categoria B não autoriza ninguém a conduzir motocicletas.
CNH-B: automóveis de até 3500 kg, e veículos de passeio de no máximo 8 lugares
A maioria das pessoas tira habilitação na categoria B. Essa é a CNH de carros básicos, e com ela você já consegue trabalhar como motorista particular, taxista, motorista de aplicativo, e até mesmo conduzindo pequenos carros de carga.
Além disso, em trabalhos como fiscal da receita, oficial de justiça, representante comercial, diretor escolar e policial, ter a CNH-B geralmente é uma exigência (vai depender do edital do concurso ou contratante).
Mas o fato é: são profissões que envolvem locomoção constante, por vezes, em horários diferenciados.
CNH-C: Veículos de carga de mais de 3500kg
Com a Carteira Nacional de Habilitação da categoria C você consegue dirigir veículos de carga de mais de 3500 kg, tais como vans escolares, caminhonetes rurais, tratores e similares.
Caminhões menores, como os de mudanças, costumam ser enquadrados na categoria C.
Profissões que tragam essas atribuições vão exigir esse tipo de habilitação. Alguns veículos de obras, como escavadeiras se enquadram na categoria C.
CNH-D: veículos de passageiros de mais de 8 lugares
A grande diferença entre a CNH-C para D é que com a D você se habilita a dirigir ônibus, inclusive, escolares.
Para tanto é obrigatório ser maior de 21 anos de idade, ter pelo menos 2 anos de habilitação B definitiva, além de ser aprovado no treinamento de condução em situação de risco.
Para quem quer dirigir veículos de resgate, a categoria D é mais adequada.
CNH-E: veículos com unidade acoplada acima de 6 toneladas
A categoria mais “completa” de todas, pois com ela, você consegue dirigir caminhões de grande porte – os chamados semirreboques, tais como caminhões-cegonha, motoniveladoras, guindastes etc.
Para essa, é obrigatória a habilitação na categoria C.