Quais são as vantagens de contratar um professor de notório saber?
No Brasil, para você ser professor, na maioria das instituições – de ensino básico ou superior – é necessário ter uma formação em ensino superior, e, mais do que isso, ter formação básica em licenciatura.
Entretanto, há algumas exceções na legislação do Ministério da Educação, que permitem pessoas sem essas formações, na hora de dar aulas. É o caso dos professores de “notório saber”.
O parágrafo 11 do artigo 6º da seção IV da Lei Nº 9.394, De 20 De Dezembro De 1996 reconhece a validade de uma formação profissional, para professores sem título universitário.
Dessa maneira, pessoas sem graduação em dada área podem ministrar aulas nela, conquanto essas consigam provar seu domínio de teorias e práticas.
Isso traz uma série de vantagens (mas vale dizer, a vivência profissional não necessariamente qualifica alguém para dará aulas). Você sabe quais são elas? Confira no nosso artigo:
Vantagem 1: conhecimentos práticos
A maior vantagem de ter alguém de notório saber ensinando uma matéria é no que se refere aos conhecimentos práticos. Ou seja, alguém que aprendeu a fazer “fazendo”.
Em algumas áreas de conhecimento, teoria e prática têm uma considerável discrepância entre si. O que é ensinado, não é o que é feito, no dia a dia. Isso é bastante válido, quando pensamos em contextos como os da educação básica ou dramaturgia.
Assim, um profissional como notório saber consegue transmitir uma dimensão real do que é feito, e como o trabalho é feito, para além das teorias, muitas vezes excessivamente idealizadas.
Vantagem 2: conhecimentos multidisciplinares
Um profissional de notório saber, provavelmente, trará conhecimentos multidisciplinares, porque a prática exige certa maleabilidade na execução de tarefas.
Ou seja, o profissional trará saberes de diversas áreas, para além daquelas que alguém graduado aprende, na faculdade.
Na área de produção cultural, isso é muito notado: atores e atrizes, muitas vezes, precisam lidar com burocracias legais, produção de figurino, produção tecnológica, comunicação institucional, além da dramaturgia, em si.
Ou seja, o profissional de notório saber tem conhecimentos de situações para além daquilo que foi estudado.
Vantagem 3: interação com profissionais mais experientes, e de várias categorias
Um profissional de notório saber, muito provavelmente, transitou nas várias esferas profissionais daquela área. Em outras palavras, esse profissional terá passado por diversas situações de trabalho, que aquela profissão permite.
Claro que há profissionais de notório saber que fizeram sua carreira em apenas uma empresa, logo, esse tópico não é regra.
Por outro lado, há muitos que, devido a falta de formação universitária, passaram por várias situações. Podemos pensar no caso de jornalistas, que trabalham em redações de jornais impressos, sites, fazem freelance, assessoria de comunicação etc.
Além disso, profissionais de notório saber, provavelmente, conviveram com profissionais de diversas vivências profissionais, dos mais amadores, aos mais avançados em termos de execução técnica.
Logo, sua visão acerca do trabalho que é realizado, dentro daquela área, tende a ser mais amplo, do que o de alguém com formação e carreira em apenas um lugar.