Quais são as vantagens de patrocinar esportes?
Um dos melhores meios de investir em publicidade, é pelo patrocínio. Há diversas frentes e possibilidades de patrocínio das quais as mais conhecidas são espetáculos de teatro e programas de TV.
Entretanto, esses tipos de publicidade podem exigir grandes custos, e trazer poucos resultados imediatos, além de pouco apelo para com o grande público. Logo, eles são vantajosos para grandes empresas.
Empresa menores podem patrocinar outras iniciativas, tais como equipes e eventos esportivos. Por um lado, pode parecer se tratar de um enorme investimento. Entretanto, esportes trazem inúmeras vantagens, quando pensamos em termos de publicidade.
Você sabe quais são elas? sabe por que vale a pena investir em esportes? Confira no nosso artigo.
1. Esportes têm apelo emocional
Esportes não são apenas uma forma de habilidade física. Eles envolvem aspectos emocionais, seja para os praticantes, seja para os fãs. Na vitória, esportistas comemoram; na derrota, eles se apoiam.
Esses valores podem ser associados à sua empresa.
Associar sua marca a um esporte é associar ela a uma emoção. Quando a equipe esportiva ganha, sua empresa fica marcada pela alegria e exaltação de todos. Quando a equipe perde, sua marca fica associada ao apoio emocional, prestado no momento mais triste.
2. Esportes trazem mudanças sociais
Inúmeros esportistas do Brasil e do mundo vêm de lares carentes, e situações adversas, e, por meio dos esportes, conseguiram mudar suas realidades.
Fazer parte dessa mudança é, além de bom para a sociedade, bom para sua marca, que fica associada a uma preocupação com o bem-estar social, sem necessariamente abraçar ideologias ou espectros políticos.
Ao investir em escolas de esportes ou equipes amadoras e independentes, ou ainda, em projetos sociais esportivos, você demonstra preocupação social, e ainda auxilia projetos relevantes, para a comunidade.
O patrocínio pode envolver bolsas de apoio, fornecimento de material ou infraestrutura, transportes e similares.
3. Esportes cruzam nações
Competições esportivas podem ter diversas dimensões, da local a internacional. Ao patrocinar uma equipe esportiva ou atleta, você leva sua marca para outros lugares.
Claro que a depender da sua empresa, e do esporte em questão, ser conhecido para além de sua região pode significar pouca coisa, em termos de lucros. Entretanto, é uma forma de ser visto – e eventualmente, até de firmar parcerias em outros lugares.
Você dá destaque a sua empresa, mesmo que apenas enquanto um negócio local, tornando-se uma referência de nicho naquela parcela geográfica do mercado consumidor.
4. Esportistas são influenciadores
Além de todos os aspectos psicológicos e emocionais, e das questões sociais dos esportes, não podemos nos esquecer de que esportistas são influenciadores.
Talvez, uma atleta como Marta Empinotti, que pratica base jumping não seja tão conhecida como Neymar ou Rebeca Andrade, mas dentro do seu contexto de práticas esportivas, ela é uma referência.
Ou seja, é uma influenciadora, em esportes radicais. Em todos os esportes e categorias esportivas há influenciadores. Ao patrocinar um esportista, você está conversando com o público dele. O atleta se torna uma pessoa-propaganda da sua marca.