Quais são as vantagens de se fazer cursinho?

Fazer um cursinho preparatório pode ser muito vantajoso. Você sabe os porquês? Veja em nosso artigo.

Quando pensamos em continuação dos estudos, depois do colégio, muitas pessoas veem os cursinhos como um “mal necessário”, entendendo que o melhor para elas seria conseguir entrar na universidade, direto.

E claro que terminar o colégio e já entrar numa faculdade é bom: você se forma mais jovem (se não se pegar nenhuma “DP”), já engata projetos profissionais acadêmicos e universitários, procura um estágio na área…

Assim, fazer seis meses, um, dois anos de cursinho parece ser algo não muito bom, não é verdade?

Porém, fazer um cursinho preparatório, na verdade, pode ser muito mais vantajoso, do que simplesmente entrar logo na universidade. Você sabe os porquês?

Veja em nosso artigo e pense se, na verdade, não é melhor fazer um preparatório antes do vestibular.

 

1.     Fixar matérias escolares

Os estudos no colégio nem sempre valorizam o pensamento bem desenvolvido e encadeado. Em outras palavras, há escolas que servem para fazer você decorar o que precisa, para entrar numa faculdade.

Se o perfil do aluno é esse, perfeito! Ele treina o cérebro para saber a matéria que precisa no dia da prova, e depois esquece aquilo e foca no que é de seu interesse.

Porém, há áreas do estudo nas quais o pensamento é construído de forma interdisciplinar, de maneira que, se você não tem sólidas bases em uma matéria, terá dificuldade em outras.

Por exemplo, genética, na faculdade de Psicologia.

Logo, o cursinho é uma maneira de você aprender aquelas matérias que não conseguiu dominar direito na escola, para assim, entender elas quando aparecerem na sua faculdade.

 

2.     Repensar sua escolha acadêmica

Às vezes somos pressionados a escolher um curso superior, simplesmente para não estarmos “parados”, como se o único objetivo da vida fosse estudar para entrar na faculdade.

Outras vezes, somos pressionados por optar por um curso, para agradarmos à família, ou porque alguém falou que aquela área tinha potencial, mesmo que essa escolha não refletisse nossa vontade.

O cursinho, nesse sentido, é uma forma de você pensar sobre suas escolhas em termos de estudo, agora, sem pressões externas. É o momento onde podemos estudar sobre o curso que queremos, eventualmente descobrir novas afinidades profissionais…

 

3.     Criar um currículo consistente

Quem já procurou um emprego qualificado sabe: a maioria das vagas pede “experiência”. Como, porém, ter experiência se aquele será nosso primeiro emprego?

Uma das formas de lidar com isso é organizando e planejando a sua trajetória de vida.

Se você planeja começar uma vida profissional, para então fazer uma faculdade que te ajude a crescer, o cursinho pode ser uma ótima opção, para não esquecer as matérias, enquanto junta dinheiro.

 

4.     Focar na universidade que você quer de fato

Há jovens que tem um objetivo amplo: entrar na universidade. Por outro lado, há pessoas que almejam entrar em uma universidade específica.

O cursinho é ideal para elas. lá elas focam os seus estudos no formato de vestibular da instituição que elas querem, estudam as provas anteriores, se preparam melhor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.