Quais são os cuidados que um professor deve ter com a sua voz?

 

Professores são profissionais da voz. Claro que nós (porque também dou aulas) somos profissionais dos estudos e, cada um, um conhecedor de sua área de atuação.

Mas para darmos aulas, utilizamos a voz. E as escolas podem facilitar a manutenção vocal – ou não. Há escolas com mais recursos, como lousas digitais, microfones e similares. Em outras, há apenas a lousa.

Isso tudo influencia a forma como o professor utiliza a sua voz, na hora de trabalhar. E isso tudo influencia a forma como essa voz será mantida, e mesmo o tempo que o profissional permanecerá na carreira.

Assim, como um professor pode manter sua saúde vocal em dia? Veja aqui nossas dicas preciosas.

 

1.     Água

Beber água é essencial.  A água hidrata o corpo, melhora a qualidade vocal, melhora o humor, melhora a saúde física.

Você pode Gostar Também:

Um corpo hidratado funciona melhor e não apenas para a questão vocal. Um cérebro desidratado tem uma tendência maior a se sobrecarregar. Então, o professor se estressa mais fácil e… Grita!

Logo, tenha sempre água por perto. Seja uma garrafa ou copo, não pense em entrar numa sala de aula sem água.

 

2.     Mantenha um sono regular

Outro fator que ajuda a qualidade vocal é o sono regular. A relação entre sono e voz, na verdade, é muito mais pela relação entre se estressar e falar alto. Assim, um professor descansado consegue pensar e agir melhor. sem gritos – e desgaste vocal.

 

3.     Alimentação

A alimentação influencia as cordas vocais, e aqui não estamos falando de maçãs, que tem compostos que favorecem as cordas vocais.

Se o professor tem problemas de refluxo crônico, há alimentos a serem evitados, ou mesmo cortados. É o casos de alimentos gordurosos, ou açúcares artificiais.

Essas comidas favorecem a maior acidez estomacal, e esses ácidos sobem pela garganta, afetando cordas vocais, faringe e demais regiões.

Má notícia: um desses alimentos é o café. Então, reduza as xicaras, na hora do intervalo…

 

4.     Corte o cigarro

Muitos professores fumam, por razões variadas. Não cabe a nós julgarmos eles. todavia o fato é: cigarros acabam com a saúde da boca e cordas vocais.

Claro que cigarros acabam com a saúde em geral. Mas são especialmente fatais para as cordas vocais, por trazerem compostos cancerígenos a elas, e por promoverem o ressecamento delas (pelo calor).

 

5.     Faça fisioterapia

O corpo é um conjunto de músculos interligados. Então, se você está com uma postura inadequada, possivelmente sua voz será afetada.

Por quê? Uma postura inadequada pode trazer problemas variados. A respiração e os fluxos gástricos podem sofrer alterações. Um corpo tenso pode gerar lesões musculares que vão afetar a musculatura do pescoço e anatomia torácica.

 

6.     Use recursos

Se a escola não tiver microfones, compre um microfone portátil para você. Não é caro, e ajuda você a não desgastar a voz. Já recursos audiovisuais ajudam você a não depender tanto da fala (e de gritos eventuais), na hora de expor a matéria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.