Quais são os MELHORES concursos para criminalistas?
Conheça as melhores carreiras e concursos na área criminal.
A carreira na área criminal é muito concorrida porque os salários são altos e atraem os candidatos de concursos.
Mas não é só o dinheiro que importa nesse ramo. Muitas pessoas encontram satisfação em trabalhar nessas profissões, vistas como heroicas, como os policiais, que garantem a segurança pública.
Sendo assim, quem escolhe esse caminho está determinado a fazer a diferença, já que a sociedade depende desses profissionais para viver em paz. Eles são essenciais para manter a ordem no nosso dia a dia.
A seguir, saiba quais são os melhores concursos para criminalistas!
Quais são os melhores concursos para criminalistas?
Existem várias profissões na área criminal e algumas delas são baseadas em concursos, que são muito desejados devido à estabilidade no emprego e da boa remuneração.
Hoje, vamos apresentar cinco dessas profissões concursadas na área criminal que são especialmente atrativas para os entusiastas do direito penal. Confira a seguir!
Veja também: Concursos Federais: veja quais são os próximos editais!
Defensor público
Eles são advogados que defendem pessoas que não podem pagar por um advogado. O governo é quem os paga, e eles geralmente ajudam aqueles que não têm dinheiro para pagar os altos custos de um advogado particular.
A Constituição de 1988 estabelece que o Estado brasileiro deve fornecer assistência jurídica gratuita para aqueles que não têm recursos financeiros suficientes para pagar por justiça.
Assim, com base nesse artigo, a Defensoria Pública foi criada. Para se tornar um Defensor Público, é necessário passar em um concurso público específico da Defensoria. Esses concursos oferecem vagas na União, no Distrito Federal e nos estados.
A população carcerária depende muito da Defensoria Pública, pois muitos presos não têm recursos financeiros e são vulneráveis à violação de seus direitos, especialmente em questões de direitos humanos.
Promotor de justiça
Esses profissionais, conhecidos como promotores de justiça, são similares a advogados, mas atuam no lado da acusação, buscando garantir que a lei seja aplicada. Por exemplo, fiscalizam a imposição de penas aos que violam a lei.
Eles desempenham um papel importante na defesa de interesses coletivos, mas também protegem os direitos individuais. Seu objetivo principal é buscar a verdadeira justiça, não apenas seguir a lei formal, mas considerando as circunstâncias específicas de cada caso. Além disso, têm a responsabilidade de proteger os bens e serviços públicos.
Para se tornar um promotor de justiça, é necessário passar em um concurso público realizado pelo Ministério Público, seja ao nível estadual ou federal. Eles têm uma ampla atuação, especialmente na área criminal, conforme definido pela lei complementar n.º 40, de 14 de dezembro de 1981, que estabelece os princípios e funções institucionais do Ministério Público.
Juiz de Direito
Um dos trabalhos mais cobiçados pelos advogados é, sem dúvida, o cargo de Juiz. Ser Juiz tem seus atrativos, além dos bons salários que esses profissionais recebem. Socialmente, são muito respeitados, recebendo reconhecimento de todos ao seu redor.
Os Juízes são responsáveis por conduzir os processos judiciais e representar o Estado para resolver disputas entre pessoas.
A magistratura faz parte do sistema judiciário do Brasil e, como tal, requer aprovação em concurso público.
Veja também: Concurso Sapucaia–RJ: 301 vagas; confira
Delegado
Agora vamos falar sobre o papel dos Delegados na polícia. Eles são os principais líderes, responsáveis por coordenar as investigações criminais. Ao final das investigações, eles elaboram um relatório que é enviado ao Juiz para dar continuidade ao processo.
Sendo assim, a função dos Delegados inclui a prevenção de crimes, a organização e realização de investigações, além de gerenciar as atividades administrativas da unidade policial em que trabalham.
Na Polícia Civil, as responsabilidades do Delegado variam conforme a jurisdição para a qual são designados. Já na Polícia Federal, eles têm a competência de conduzir inquéritos policiais e supervisionar as atividades da polícia judiciária.
Por fim, vale lembrar que para se tornar um Delegado, é necessário passar em um concurso específico.
Polícia Militar
Para entrar na Polícia Militar, é importante gostar de ação e estar preparado para enfrentar situações desafiadoras diariamente nas ruas, visando a segurança pública.
Enquanto a Polícia Civil investiga, a Polícia Militar é responsável por combater a criminalidade de frente, realizando patrulhamento ostensivo para manter a ordem e proteger as pessoas e o patrimônio.
Assim, os candidatos devem ser corajosos, determinados, ativos, proativos e terem controle emocional, pois lidarão com perigos constantes. Para ingressar nas forças de segurança pública, é necessário passar em um concurso público, que pode ser ao nível nacional, estadual ou municipal.
Veja também: DIA DA MULHER: veja quais são os direitos das mulheres em concursos públicos!