Quais são os principais conceitos-chave da Pedagogia?

Quais são os principais conceitos-chave da Pedagogia? Veja em nosso Artigo

Uma das áreas mais importantes para a educação é a Pedagogia. Engana-se quem pensa que os pedagogos são, apenas, “professores de crianças”.

A Pedagogia é uma área do conhecimento que versa sobre a Educação e didatismo. Isso é, as maneiras como aprendemos algo, em diferentes idades.

Para tanto, há diversas teorias, e grandes pensadores. Contudo, nem sempre esses conceitos são claros, ou fáceis de compreender.

Logo, quais são as principais ideias da Pedagogia? Como elas funcionam na prática? Veja em nosso artigo.

 

Conceito O que significa? Exemplo prático
Aprendizagem Ativa Metodologia de ensino que pressupõe a aprendizagem de maneira dinâmica, dialógica e crítica. Trabalhos em grupo, debates e simulações em sala de aula.
Avaliação Formativa Processo contínuo de avaliação para monitorar o progresso do aluno. O conjunto de pequenas atividades semanais e resultados que direcionam o ensino.
Avaliação Somativa Avaliação realizada no final de um período letivo. Provas finais ou trabalhos de conclusão de curso.
Construtivismo Teoria que coloca a formação do conhecimento partir de experiências práticas. Uma sequência didática de física, a partir de experimentos, mais do que apenas pela leitura de livros.
Currículo Conjunto de conteúdos e saberes que devem ser ensinados em um curso ou disciplina. O currículo de matemática inclui geometria, álgebra, e aritmética.
Didática Conjunto de métodos e técnicas de ensino utilizados pelo professor. Um professor usa jogos para ensinar matemática de forma divertida e envolvente.
Educação Inclusiva Concepção de educação que pressupõe a interação entre alunos PCD e alunos sem deficiência. Alunos autistas fazendo aulas na mesma sala que alunos neurotípicos.
Ensino Híbrido Combinação entre ensino presencial e online. O aluno assiste a aulas online durante a semana e vai a escola em dias específicos.
Interdisciplinaridade Integração de conhecimentos de diferentes disciplinas na construção de conceitos e aprendizagens. Em uma sequência didática sobre eventos climáticos, um professor de ciências acrescenta questões de geografia, biologia e matemática, dentre outras em um único projeto.
Mediação Pedagógica O professor se posiciona como facilitador da aprendizagem, ajudando o aluno a desenvolver autonomia. Professor orienta o aluno a encontrar suas próprias respostas, em vez de dar as soluções.
Metodologias Ativas Abordagens de ensino que pressupõem a participação do aluno como investigador crítico de seus conhecimentos. Projetos de pesquisa em Ciências, que envolvam experimentação e anotação de resultados são exemplos de Metodologias Ativas.
Pedagogia Crítica Teoria que defende uma educação que estimule o pensamento crítico e a transformação social. O professor incentiva o aluno a questionar pressupostos da sociedade.
Planejamento Educacional Processo de organizar o currículo e ano letivo. A sequência das aulas, conteúdos e formas das avaliações fazem parte do Planejamento Educacional.
Socialização Processo pelo qual os alunos aprendem a conviver e interagir com os outros. Os alunos aprendem a trabalhar em grupo, compartilhar ideias e respeitar opiniões diferentes.
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) Espaço entre o que a criança pode fazer sozinha e o que ela pode fazer com ajuda. A ZDP é uma forma de mensurar a autonomia do aluno.

 

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