Quais são os usos do petróleo?
O petróleo não se resume a gasolina! Saiba mais aqui!
Uma das matérias-primas mais procuradas e valorizadas pelas indústrias em todo o mundo é o petróleo. Que na verdade são “os petróleos”, já que aquilo que conhecemos como petróleo podem ser substâncias das mais diversas.
Mas, basicamente, podemos dividir o óleo em 4 tipos, definidos pelo seu Grau API – o grau de densidade do petróleo, a partir de índices como sua concentração de compostos como hidrocarbonetos ou enxofre:
- Petróleo Leve: de baixa densidade, exige menos refinamento;
- Petróleo Médio: um pouco mais denso e mais usado na indústria;
- Petróleo pesado: bem mais denso, passa por mais processos de refinamento;
- Petróleo extrapesado: o mais denso de todos, mais usado na produção de materiais como coberturas para asfalto.
Assim, diante dessas diferenças, não é todo o petróleo que serve para fazer combustíveis. Contudo, os petróleos mais pesados também têm aplicabilidade – e bastante, diga-se de passagem. Quais são esses usos? Vejamos no artigo.
1. Produção de Combustíveis
Quando pensamos em petróleo, gasolina querosene e diesel são as substâncias que vem logo à cabeça. Isso porque, combustíveis de origem mineral-fóssil são usados em todo o mundo, em veículos de passeio, veículos de trabalho, aviões e foguetes e também no dia a dia.
Trata-se do GLP, o Gás Liquefeito de Petróleo, usado em fogões domésticos e industriais.
Esses combustíveis também servem para industriais, como fontes de energia para máquinas, ainda mais em locais e países com baixos recursos energéticos alternativos.
2. Produção de Materiais Plásticos e Polímeros
Outro uso comum do petróleo é na indústria de plásticos e polímeros, que na linguagem comum são tratados como sinônimos.
Porém, dentro das possibilidades industriais, há diversos tipos de ligas de carbono de origem mineral-fóssil, dentre as quais:
- Polietileno: usado em sacolas de mercado embalagens, garrafas, e brinquedos.
- Polipropileno: usado em embalagens, peças de máquina, tecidos.
- Poliestireno: usado, principalmente, em isolantes térmicos.
- PVC (Policloreto de Vinila): Usado principalmente em materiais de construção civil.
3. Produtos Químicos e Derivados
Poucas pessoas imaginam, mas milhares de fertilizantes, pesticidas, remédios e substâncias químicas de aplicação industrial tem sua matéria-prima, também, no petróleo.
E não precisamos pensar em químicos tão distantes de nossa realidade: tintas, graxas, ceras e produtos de limpeza trazem compostos de origem mineral-fóssil em sua composição.
A indústria da beleza também faz largo uso do petróleo, tanto em maquiagens e esmaltes, quanto em produtos para pele e cabelo.
E para a nossa iluminação diária, o petróleo já é um velho conhecido: é com ele que se faz a parafina de velas e óleos de lampiões.
4. Asfaltos e impermeabilização
O petróleo é largamente utilizado na construção de estradas, na produção de betume, um líquido de alta viscosidade, usado impermeabilizante e combustível de lâmpadas, fornos e até como armamento.
Há registros do uso de betume há mais de 5 mil anos, entre povos de mesopotâmia, como sumérios, e também nas américas, pelos povos incas.
Modernamente, o petróleo ainda encontra esses usos, mas também como matéria-prima de asfaltos, em ruas e rodovias em todo o mundo.