Quais sãos os tipos de gráficos existentes? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

Quais são os gráficos que você pode usar, nas suas análises e relatórios estatísticos? Veja em nosso artigo.

Quando vamos falar de gráficos, as pessoas lembram logo da famosa “pizza”, em que as “fatias” representam os valores de uma amostragem estatística.

Esse gráfico tem diversas vantagens: ele é fácil de ser feito, fácil de ser lido. Porém, ele não é o único tipo que existe. Mais do que isso, ele não é o ideal para todo o tipo de análise de dados existente.

Diferentes pesquisas exigem diferentes gráficos. Afinal, o gráfico é um recurso visual, para que um dado ou situação análisada sejam mais fáceis de serem compreendidos – e por vezes, comparado.

Assim, você conhece os 10 tipos de gráficos existentes? Sabe quais as vantagens e desvantagens de cada um? Veja em nosso artigo e prepare seu Excel!

 

Tipo de Gráfico Descrição Vantagens Desvantagens Melhor Uso Exemplo Prático
Gráfico de Barras Usa barras horizontais ou verticais para representar valores. Fácil de ler e comparar dados entre categorias. Não é ideal para muitos dados. Comparações. Comparação de vendas de produtos diferentes em um mês.
Gráfico de Linhas Usa linhas conectadas para mostrar a evolução dos dados ao longo do tempo. Ótimo para mostrar crescimentos e quedas. Não é ideal para muitos dados. Exibir mudanças ao longo de um tempo Mudanças de temperatura ao longo do ano.
Gráfico de Pizza Representa partes de um todo como “fatias” Visualmente rápido de ser entendido. Fica confuso com muitas categorias. Comparar proporções em uma única categoria. Opiniões sobre uma gestão política.
Gráfico de Dispersão Usa pontos para representar a relação entre duas variáveis. Ideal para identificar padrões e correlações. Fica confuso com muitas categorias. Análises “causa-e-efeito”. Comparação entre idade e renda em uma comunidade.
Gráfico de Área Similar ao gráfico de linhas, mas com os espaços preenchidos. Ótimo para mostrar crescimentos e quedas. Não funciona para análises comparativas. Exibir mudanças ao longo de um tempo. Mudanças de temperatura ao longo do ano.
Histograma Similar ao gráfico de barras. Útil para dados contínuos e distribuições Não é ideal para comparar dados categóricos. Distribuição de frequências em intervalos numéricos Amostragem de idades dos funcionários em uma empresa.
Box Plot (Diagrama de Caixa) Representa valores medianos, quartis e outliers (excedente) num conjunto de dados Mostra variações de um mesmo dado. Não é detalhado. Comparar distribuições de dados entre categorias. Avaliação dos salários em diferentes departamentos.
Gráfico de Radar (Poligonal) Gráfico com figuras geométricas em uma área. Mostra comparações de múltiplas variáveis Fica confuso com muitas categorias. Comparar múltiplas variáveis Avaliação de jogadores em um time
Gráfico de Bolhas Tipo de gráfico de dispersão bolhas representando variáveis. Apresenta até três dimensões de dados Pode se tornar confuso com muitas bolhas. Mostrar correlações. Comparação entre faturamento, clientes e crescimento de uma empresa.
Gráfico de Cascata Exibe valores cumulativos em uma linha sequencial. Mostra variações de aumento e diminuição. Não é útil para conjuntos de dados complexos. Análise de contribuições de partes para um total. Análise de lucro líquido com despesas e receitas.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.