Qual a história das Olimpíadas?

 

Em julho, a cada quatro anos, acontece um dos eventos poliesportivos mais famosos de todo o mundo: as Olimpíadas de verão.

Reunindo diversos esportes, entre os tradicionais (atletismo, lutas, hipismo etc.), os coletivos (futebol, basquete etc.)  e os novos (surf, skate etc.), as Olimpíadas atraem a atenção de todo o mundo, convergindo e congregando atletas e público para um objetivo em comum: competir.

O que poucas pessoas (no Brasil) sabem, é que há, também uma Olimpíada de inverno. Mas esses jogos têm bem menos fama, uma vez que eles envolvem esportes com gelo e neve – condições que não estão presentes em todos os países.

Assim, podemos reafirmar: a Olimpíada de verão é o evento poliesportivo mais famoso do mundo (até mais do que a Copa do Mundo, tenha em vista que futebol não é algo popular em países como Estados Unidos).

Porém, você sabe de onde surgiu esse evento? Por que ele tem esse nome?

 

Tudo começou na Grécia

Você pode Gostar Também:

Os registros mais antigos das olimpíadas datam dos anos 700 a.C., embora acredite-se que eles aconteciam, sem registros, desde o ano 3000 a.C.

No começo, os jogos eram vistos como uma celebração religiosa, em saudação ao deus grego Zeus – uma vez que segundo a lenda, teriam sido criados pelos próprios deuses, para celebrar a força física humana.

Seu local de acontecimento era a cidade de Olímpia, cidade de enorme importância religiosa para a política grega antiga, e durante os jogos, as diversas cidades gregas (que eram como se fossem países) entravam em armistício.

Os eventos aconteceram anualmente por quase mil anos. Hoje, entretanto, a Olimpia é um sítio histórico e, além de algumas ruínas, pouco sobrou dos estádios daquela época.

 

O Império Romano, o cristianismo e as transformações do mundo

Com a ascensão do Império Romano, por volta do ano 8 a.C., os jogos olímpicos foram caindo em declínio, embora ainda fossem praticados, mas com uma visão e ideais diferentes daqueles dos gregos.

Entretanto, foi por volta do ano 300 d.C., quando o cristianismo começou a ser a religião oficial, que os jogos tiveram seu fim acentuado.

Datas importantes, nesse sentido, são o ano de 393, quando o imperador Teodósio I, proibiu práticas pagãs, e o ano de 426, quando o imperador Teodósio II ordenou a demolição de templos gregos.

Assim, competições de formato “olímpico” não foram mais praticadas pelos 1500 anos seguintes.

 

1796 e a primeira Olimpíada

Em 1796, na França, aconteceu a primeira Olimpíada, no formato mais ou menos similar à grega. Essa versão só durou mais duas edições.

Depois disso, foi só em 1850 que voltamos a ter competições com o nome “Olímpico”, em 1850, na Inglaterra, até que em 1860 foi fundada a Sociedade Olímpica de Wenlock (Inglaterra), sociedade que existe até hoje.

A grande virada, porém, veio em 1890, quando o barão francês Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional, para sistematizar diversas iniciativas esportivas que vinham acontecendo.

E, finalmente, em 1896, tivemos a primeira Olimpíada contemporânea, em Atenas, Grécia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.