Qual é a diferença entre um herdeiro e um gestor?
Herdar o negócio do seu pai/mãe pode ser uma ótima oportunidade de trabalho, para a vida toda. Você está com um presente nas mãos: uma empresa, que tem certa estabilidade, já tem seu histórico e seu público-alvo e uma cultura e equipe formadas.
Por outro lado, simplesmente receber o negócio, não é garantia. Herdeiros são assim, recebem a empresa dos pais, cabendo a eles tomar uma decisão.
A maioria deles, assume a decisão mais cômoda: continuar. Começar algo do zero não é simples, e provavelmente não trará lucros imediatos.
Entretanto, apenas gestores de verdade sabem como administrar empresas já conhecidas – e até como fazer elas crescerem. Empresas como a Votorantim, a JBS e o Grupo Pão de Açúcar são exemplos.
Qual é a fórmula para um herdeiro se tornar um gestor?
1. Não seja apenas “o filho do dono”
O grande problema de herdar uma empresa é lidar com funcionários. Gestores encarados como “filho do dono” enfrentam problemas, principalmente, por não conhecerem a realidade da empresa.
Um gestor pode até ter herdado a empresa, porém, ele é acima de tudo, alguém que conhece a realidade dos negócios. Ele sabe como é a cultura da empresa, os ramos de negócios, os nichos de mercado…
E isso não se aprende sendo “filho do dono”. É, principalmente, com o trabalho diário e cotidiano. Ou seja, indo para aquele lugar onde, comumente, chamamos de “chão da fábrica”.
Ou seja…
2. Antes de ser o chefe, seja um funcionário
Se você ainda é jovem, e seus pais estão à frente do negócio, e se você tem interesse em continuar com ele, não entre na empresa, direto, como chefe.
Comece como funcionário. Vá construindo sua carreira. Isso incluí trabalhar sob as ordens de outras pessoas, e em cargos menos “luxuosos”, do que “gerente” ou “executivo sênior”.
Essa ascensão, inclusive, vai servir para dar credibilidade, diante dos demais gestores e eventuais investidores. Você não é apenas “o herdeiro”.
Você será alguém que viu como fazer a empresa crescer e funcionar, alguém que conhecerá o sonho realizado de seus pais, igual a própria mão.
3. Seja profissional
Muitos herdeiros não são profissionais. Cometem erros como abuso de autoridade, tomam decisões arbitrárias, desconsideram tudo o que seus pais fizeram…
Ledo engano.
Seja, acima de tudo, um profissional, alguém que lida com o negócio de forma séria, comprometida e direta. Você é o gestor, ok, agora, você ser o líder… Isso é algo que precisa ser conquistado.
Como? Com uma atitude comprometida e focada. Com objetivos claros, dentro daquela empresa.
4. Seja honesto consigo
O grande erro de alguns herdeiros é a falta de honestidade, com eles próprios. Por quê? Porque eles simplesmente odeiam a empresa, mas insistem que precisam continuar os negócios da família.
Não é verdade. Se você não quer assumir esse papel, abra o capital para sócios e investidores, ou venda ela.
Não adiante nada, você receber uma empresa de herança, e não querer administrar ela adequadamente.