Qual é a função de uma controladoria?
Para uma empresa funcionar, é preciso haver uma administração rígida e responsável de suas contas e projetos. Esse é o papel de um controlador e dos demais membros de uma controladoria.
Em cargos públicos, o controlador geral é um dos funcionários políticos de maior importância, para o funcionamento de uma gestão governamental.
No caso de uma empresa, por sua vez, a controladoria é um setor vital, a fim de se prevenir perdas econômicas, definir projeções financeiras e prever projetos e processos administrativos.
Logo, é um setor que precisa ser formado por funcionários competentes e confiáveis. A controladoria é um dos pilares de instituições e gestões.
Porém, você sabe como o setor funciona? Sabe qual é o perfil de funcionário de uma? Sabe como criar uma controladoria responsável?
Leia nosso artigo, e entenda o que é esse órgão.
A controladoria: dados financeiros, medidas administrativas
Uma controladoria empresarial é o setor responsável por tomar medidas administrativas – ou pelo menos, por indicar as que sejam cabíveis –, a partir de uma análise de gastos, e de entrada e saída de caixa, projeções sazonais e auditorias.
Ou seja, é um setor que cuida do dinheiro da empresa, bem como da forma como ele está sendo gerido por funcionários.
Esse controle acontece por meio de auditorias internas e externas, relatórios de gastos, estudos econômicos e contábeis e projeções orçamentarias.
O setor recebe projetos e demandas de demais setores, e avalia os prognósticos de gastos e investimentos necessários, estabelece condições para a viabilização deles, emite pareceres favoráveis ou não, autoriza ou veta a liberação de fundos.
Em outras palavras, é um setor de extrema importância (e prestígio) em uma empresa; controladores podem ter um poder de decisão até maior que os próprios gestores.
O fundamento de uma controladoria: ética e transparência
Como colocamos, você deve ter notado que a controladoria é uma espinha-dorsal de uma empresa. Por mais que a gestão da empresa esteja na mão de um CEO ou de um conselho administrativo, são os controladores que lidam com os orçamentos.
Além disso, a controladoria deve ser responsável por antecipar e calcular probabilidades e riscos, em relação aos bens da empresa. Então, o setor precisa ter um trabalho de proteção de ativos, evitando negócios suspeitos e transações inconsistentes.
Perfil de uma controladoria
A partir do que colocamos como funções e trabalhos de uma controladoria, é possível estabelecermos alguns parâmetros para o perfil dos funcionários a integrar o setor.
Apesar das diferenças de formatos e culturas empresariais, a controladoria tem funções bem definidas. Logo os integrantes do setor devem ter essa visão racional e objetiva de seu trabalho dentro da empresa.
Eles estão lidando com dados concretos: a entrada e saída de caixa e investimentos.
Então, uma controladoria competente precisa ser gerida com fundamentos de matemática financeira e transparência. Mais do que isso, precisa ter uma conduta ética ilibada, para que não aconteçam crimes de responsabilidade fiscal, ou ações fraudulentas.
Dessa forma, os relatórios precisam ser fidedignos e imparciais.