Qual é a importância da concorrência?
Quem assiste ao desenho Bob Esponja calça quadrada sabe: sempre que o personagem Plâncton tenta ter algum sucesso no seu restaurante, o seu concorrente, o Senhor Siriguejo arma uma forma de impedir.
Apesar de serem situações engraçadas, a verdade é que no mundo real, ter concorrentes é importante. Claro que um nicho de mercado com ofertas demais se estagna. Ou seja, cresce muito pouco, ou simplesmente sobrevive sem sair do lugar.
Porém, ter concorrência é importante. E aqui não estamos falando que você deve ajudar outras empresas. O ponto é, seu trabalho não deve ser no sentido de enfraquecer o outro – mas fortalecer a si.
Pois ter uma concorrência acirrada pode ser vital para o crescimento de qualquer setor.
Entenda:
1. Um mercado sem concorrentes é um mercado sem perspectivas
Quando uma empresa afirma que não tem concorrentes, duas situações podem estar acontecendo: a primeira é uma análise falaciosa (ou desatenta); a segunda é um nicho sem perspectiva de crescimento.
Um mercado com tendências ao crescimento vai ter diversas empresas atuando nele. É esperado que tenha, pois isso indica que o produto ou serviço atende a consumidores dos mais diversos perfis.
E diversidade é a chave para o crescimento financeiro de um negócio. Um produto que seja de um público muito específico fica limitada.
2. Concorrentes produzem produtos diversificados
Quando um nicho tem diversas empresas nele, é esperado que cada uma trabalhe com uma forma diferente do produto ou serviço.
Isso leva a um mercado variado, logo, a produtos variados. Quem ganha é o consumidor, que recebe produtos mais criativos ou inovadores, seja em sua produção ou comércio.
Afinal, produtos semelhantes de empresas rivais precisam ser produzidos e vendidos de um modo único. Logo, a produção sai de um patamar padronizado, para atingir um patamar criativo e inovador.
3. Novos padrões de produção
Uma concorrência bem firmada auxilia empresas a adotarem padrões de produção mais rígidos. Isso porque, a empresa que liderar o mercado servirá como bastião para as demais.
Ao mesmo tempo, essa precisará se inovar constantemente, para manter-se na liderança.
Ou seja, a existência de uma concorrência garante produtos com uma qualidade mínima cada vez maior. Isso, consequentemente, faz com que as opções mais aprimoradas sejam ainda melhores, em um crescendo de qualidade.
Quem ganha com esse padrão elevado é o cliente.
4. Marketing criativo
Mercados com empresas rivais precisam inovar suas técnicas de vendas, incluindo aí a imagem social da empresa, sua identidade corporativa, e seu setor de publicidade e marketing.
Isso leva ao surgimento de empresas com visões, valores e formas de trabalho diversificados.
Além disso, empresas concorrentes precisam oferecer um serviço de SAC e logística de alta qualidade, a fim de garantirem uma boa relação com o consumidor.
Essa demanda faz com que empresas inovem no seu marketing institucional, uso de tecnologias e demais programas de vantagem para o consumidor, como programas de fidelização, pontos acumulativos, promoções sazonais, entre outros.
Em um mesmo nicho, empresas diferentes atendem públicos diferentes.