Qual é a importância dos serviços públicos?

Você sabe qual é a importância do serviço público? Veja em nosso artigo.

 

Quando pensamos em concursos públicos, muitas vezes nos esquecemos de um tópico de enorme importância, que é pensar os porquês de termos serviços públicos.

Muitos entusiastas das privatizações fazem esse questionamento. Para eles, é bem menos oneroso ao Estado abrir editais para empresas, inclusive com a possibilidade de diversificação de empresas e políticas de atendimento.

Esse é um bom argumento, porém, ele traz o problema que é da própria natureza de um serviço governamental, para os cidadãos de um país. A visão política de um governo enquanto o gestor de um bem-estar comum justifica a existência de empresas estatais.

Em países como os Estados Unidos, há serviços que são totalmente privatizados – como é o caso dos centros de saúde. Logo, os cidadãos dependem de planos de saúde, ou de verba própria. Logo, é comum que pessoas mais pobres criem dívidas com hospitais, ou nem recorram a eles.

Problemas desse tipo podem ser solucionados com uma política de bem-estar social fortalecida. Mas esse não é apenas o único motivo que faz uma empresa governamental ser importante.

Você sabe qual é a importância do serviço público? Veja em nosso artigo.

 

1.     Atendimento à população

Empresas públicas são criadas para atender a toda a população, independente da classe econômica, e sem qualquer gasto para os atendidos (sem qualquer gasto, além dos impostos básicos).

Isso é uma medida de bem-estar social gigantesca. Um serviço público fortalecido garante que os cidadãos sejam atendidos em termos de saúde, educação e segurança pública, mesmo quando os cidadãos estão em situação de vulnerabilidade.

Isso é, o serviço público fortalecido auxilia esse cidadão em situação adversa a se reerguer antes a sociedade. Claro que a qualidade dos serviços precisa ser fiscalizada e cobrada.

 

2.     Diante da lei todos são iguais

A máxima de Direito se faz muito viva, quando pensamos em serviços públicos. Em uma empresa estatal, não deve haver distinção de gênero, etnia, ideologia ou classe social.

Um serviço público garante que todas as pessoas sejam atendidas da mesma maneira. Isso é, um serviço público precisa garantir que todos sejam atendidos da mesma forma, pois a ética que rege essa empresa é a política de Estado.

Logo, é uma forma de garantir que o bem-estar social acontece pautado pelos valores democráticos da carta magna de um país.

 

3.     Fortalecimento da pesquisa nacional

Uma empresa pública precisa estar alinhada com o que haja de mais avançado em termos de pesquisa, administração e ciências, a fim de garantir um nível de excelência para a população.

Dessa forma, um serviço público fortalecido é, mais do que uma empresa de atendimento a população, um incentivo ao desenvolvimento intelectual e tecnológico de um país.

Com uma empresa pública bem fortalecida, um país consegue manter produtores de conhecimento atuando dentro do país. Ou seja, atuando para melhoria da condição de vida da população – e, por conseguinte, do mundo, é claro.

O melhor exemplo é das universidades públicas de tecnologia: professores-pesquisadores concursados desenvolvem trabalhos que vão repercutir globalmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.