Qual é a origem do Muay Thai?

Você sabe de onde vem o muay thai? Veja aqui!

Um dos mais populares esportes do mundo é o Muay Thai. E talvez você a conheça pelo nome de boxe tailandês, ou talvez em algum dos filmes de Jean-Claude Van Damme (1960), ator belga que usou alguns dos movimentos da luta, em seus filmes de ação.

Porém, o muay thai é uma arte marcial que vai para além dos filmes de ação. Na verdade, ela é uma das artes marciais mais antigas do mundo – e vale dizer, é uma arte que traz vários movimentos e técnicas, embora as lutas, vistas pelos leigos, não demonstrem isso.

Você conhece a história da luta? Leia nosso artigo e descubra o muay thai!

 

A luta dos oito membros

O muay thai é uma luta que envolve um conjunto de técnicas e habilidades, e ela vai para além dos simples socos e chutes. Uma de suas alcunhas é “a luta dos oito membros” (em uma tradução livre) justamente por ter movimentos variados, com oito partes do corpo.

As mãos, cotovelos, joelhos e canelas são utilizadas, durante o combate, o que faz dela uma luta excepcionalmente intensa e exigente.

 

Luta tradicional

Você pode Gostar Também:

Há textos e fontes históricas na Tailândia, sobre muay thais, com mais de 300 mil anos de existência, e uma das traduções possíveis para o termo é algo como “A união dos tailandeses”.

Porém, a luta, em sua origem, não se reduz ao aspecto militar. Trata-se de uma prática que envolve um alinhamento do corpo, mente e espírito, e se enraíza em profundas relações culturais.

O muay thai, em sua origem, traz ensinamentos sobre a espiritualidade de religiões e filosofias asiáticas, dentre as quais, o budismo, e as lutas podem envolver outros rituais, como incensos, danças e afins.

 

O muay thai no ocidente

O aparecimento do muay thai no ocidente começa por volta do século 19, quando países europeus dominavam, ou antes, influenciavam a economia e política de países asiáticos. Com a Tailândia não foi diferente, e o país travou contatos e trocas com a França e o Reino Unido.

Porém, foi com o fim da II Guerra (1945), que os Tailandeses, se alinhando aos norte-americanos, começaram a ter sua cultura mais conhecida no ocidente.

Soldados americanos tiveram contato com o muay thai e levaram a luta e as técnicas para a América.

 

O cinema e os dias de hoje

O muay thai se popularizou mesmo, a partir dos anos 60, quando lutadores tailandeses participaram de competições na Europa e Américas, e treinadores europeus começaram a praticar e ensinar ela.

Os filmes de ação e artes marciais e atores-lutadores como Van Damme ou Steven Segal (1952) popularizaram as lutas asiáticas, enquanto que nos anos 90, com o surgimento de torneios de MMA, o muay thai ganhou destaque, por sua eficácia em técnicas de perna.

No início dos anos 2000, entretanto, o muay thai ganhou popularidade em academias de ginástica, também, por seu ritmo vibrante, e por ser uma técnica que leva seus praticantes a terem uma queima calórica intensa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.