Qual é a verdadeira origem da capoeira?

 

Um dos esportes mais populares do Brasil, a capoeira é nossa mais autêntica arte marcial (não, o jiu-jitsu da Família Gracie não é uma arte marcial brasileira).

Brincadeiras à parte, o esporte é muito comum no Brasil, seja em pinturas ou filmes, seja em exibições ou aulas, seja em academias de ginástica e escolas.

Isso porque, além de ser um esporte aeróbico de grande gasto calórico, a capoeira é uma prática esportiva cuja origem remonta a Historia do Brasil, e traz em si diversas referências culturais aos povos africanos sequestrados.

E você sabe quais são essas referências? Sabe de onde vem o esporte? Sabe qual é a importância dele ser difundido hoje?

Para conhecer mais sobre essa luta brasileira, leia nosso artigo.

 

Capoeira: uma luta e não uma dança

Por vezes, a capoeira era chamada de “dança dos escravizados”. Isso se deve à forma como ela é praticada: com música e movimentos sincopados e ritmados. Sob essa perspectiva, de fato, ela é uma dança.

E por muito tempo ela era classificada assim, devido à perseguição sofrida pelos capoeiristas. A pratica de atividades físicas, por pessoas negras, no Brasil pré-republicano.

Inclusive, como uma forma de debilitar fisicamente essas pessoas.

Porém, o sentido da sua prática e criação era essa: trazer instrumentos de defesa, às comunidades de escravizados e ex-escravizados.

Logo, a capoeira foi desenvolvida como uma maneira de trazer esse exercício e esses ensinamentos de autodefesa. Há golpes de defesa e de ataque, e músicas com ritmos específicos para isso.

Mas não apenas isso: há uma transmissão de cultura nos cantos.

A capoeira como forma de conhecimento ancestral

Para além da parte de ataque e defesa, a capoeira também transmite ensinamentos e fatos da história oral dos povos negros do Brasil.

O conteúdo das músicas é composto por provérbios, fatos biográficos de mestres antigos, e alguns deles trazem mensagens cifradas sobre ancestralidade dos povos afrodescendentes, com estratégias de ataque, defesa e fuga, dentre outros.

Inclusive, há músicas de capoeira que são utilizadas em alguns terreiros de umbanda, candomblé, tambor de mina e demais cultos de matriz africana.

Já o nome, vem do tupi-guarani, e se refere ao bioma existente nos campos abertos, onde a luta era praticada inicialmente.

Por isso, nesse esporte, a música e o canto são essenciais. São parte intrínseca detudo o que ele representa.

 

Proibição e legalidade

Se inicialmente a capoeira era vista como “dança”, pelas autoridades policiais, logo, seu potencial de combate foi ficando evidente.

Assim, rodas de capoeira (as “academias” do passado) eram proibidas, e capoeiristas eram presos, sempre com doses de violência.

Um dos mais conhecidos delegados de Salvador, Pedro Gordilho (1885-1955), era conhecido por suas ações brutais, contra capoeiristas.

Apenas após 1937, ela foi legalizada por Vargas, até como uma forma de ressaltar a cultura brasileira. Por algum tempo, tentou se apagar o aspecto sociopolítico da capoeira.

Hoje, contudo, ela é vista como sempre deveria ter sido: uma luta enraizada na resistência e história de pessoas afro-brasileiras.

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