Qual é o trabalho de um técnico de edificações?
Um dos trabalhos de maior importância, em uma obra, é o do técnico de edificações. Claro que arquitetos e engenheiros são profissionais imprescindíveis, na hora de se construir um prédio.
Porém, o técnico de edificações é uma figura-chave nos canteiros de obras, a despeito de sua formação ser apenas um curso técnico.
E esse “apenas”, é irônico, porque, como você vai ver, o curso de técnico de edificações é extremamente exigente.
Se você se interessa por construção civil, e quer saber mais, leia sobre essa profissão no nosso artigo.
Assistente principal da obra
A principal diferença entre um técnico de edificações e engenheiros e arquitetos é a especificidade do trabalho. Enquanto engenheiros e arquitetos fazem um trabalho mais focado em criar, o técnico foca em aplicar.
Isso é, esse profissional precisa fazer as leituras de projetos de execução de obras, e fiscalizar normas técnicas. Além disso, cabe a ele verificar a execução correta de sistemas hidráulicos, elétricos mecânicos e arquitetônicos.
Será esse profissional quem vai “fiscalizar” o trabalho dos mestres-de-obras, pedreiros, encanadores e demais profissionais. Ele será o responsável por identificar falhas, e sanar elas, caso seja possível.
Além disso, ele faz a comunicação técnica entre os trabalhadores, e os engenheiros e arquitetos.
Outra função desse profissional incluí a cotação de materiais, o auxílio orçamentário, o planejamento de execuções, a produção de relatórios para solicitar serviços e materiais específicos, e demais assuntos de ordem extraordinária, relativos ao projeto.
Logo, como podemos ver, no trabalho do técnico de edificações há uma exigência tão grande, quanto a de engenheiros e arquitetos.
Assim, como é um curso de técnico de edificações?
A formação profissional de um técnico de edificações
Como o próprio nome demonstra, o curso de técnico de edificações é de nível técnico. Mesmo assim, é um curso com milhares de exigências e conhecimentos prévios.
Pensamento matemático, facilidade em aprender fórmulas e conceitos e noções aritméticas são obrigatórias.
Além disso, os conteúdos, que podem variar um pouco de escola para escola, vão incluir Desenho Geométrico, Geotécnica e Ciência de Materiais.
Além dessas matérias, há outras mais burocráticas, tais como Normas Técnicas e Normas de Segurança e Legislação da Construção Civil.
Por fim, há matérias de planejamento e gestão. Afinal, um técnico de edificações é, também, um gestor de pessoas e projetos.
Formação continuada
E se você é do perfil que gosta de estudar, e continuar seus estudos, saiba que o diploma técnico é, apenas, o primeiro passo na carreira de um técnico em edificações.
Considerando que hoje temos diversos softwares de construção civil, se especializar em tecnologia digitais torna-se um diferencial, no currículo.
Além disso, o profissional técnico pode assumir cargos de gerência e gestão de equipes, com cursos que foquem nesses campos. Afinal, em uma obra, há diversos quadros profissionais, que precisam ser coordenados.
Outro campo é o da legislação, que constantemente é atualizada e alterada. Um técnico com essa especialização é essencial, a fim de otimizar o trabalho do setor jurídico.