Quando a profissão de bombeiro começou?
Como começou a profissão de bombeiro no Brasil? Veja aqui!
Uma das mais importantes carreiras na área militar urbana é a de bombeiros. Os policiais responsáveis por combaterem incêndios, resgatarem pessoas em situação de acidente, fazer primeiros socorros.
E sim, na maioria dos estados, os bombeiros são uma corporação da Polícia Militar, então podemos os chamar de instituição militar, sob essa perspectiva.
Além disso, vale dizermos que esses profissionais passam por treinamentos e formação digna de um exército: eles precisam aprender a lidar com chamas, deslizamentos, enchentes, fumaça, precisam aprender primeiros socorros, precisam desenvolver o olhar técnico para encontrar possíveis fontes de acidentes…
Ou seja, trata-se de uma profissão e profundamente técnica. Os concursos para ela sempre atraem milhares de pessoas, a despeito da dificuldade da prova, inclusive, com THE.
Porém, como começou essa profissão? Quem foram os primeiros bombeiros de que se têm notícia? Veja a seguir.
1. Antiguidade
Os primeiros corpos de bombeiros conhecido vem da Roma Antiga (24 a.C.). A brigada “Cohortes Vigilum” (“vigias da corte” em tradução livre), fundada por Augusto (63 a.C. – 14 d. C.) acumulava as funções de brigada de incêndio e vigilantes.
A brigada usava a bomba de água de Ctesibio (285-222 a.C.), matemático da Alexandria – uma das mais antigas máquina de extração de água conhecidas.
2. Idade Média
Na Europa cristã, a partir dos séculos seguintes, a maioria dos reinos não tiveram mais instituições brigadistas formais. Consequentemente, o combate a incêndios era uma catástrofe.
3. Londres, Grande Incêndio (1666)
O momento em que podemos apontar como o “nascimento dos corpos de bombeiros” foi depois do Grande Incêndio de Londres, que começou em 2 de setembro e terminou apenas dia 4, em 1666.
O grande número de mortes, desabamentos e a demora de ação por parte do brigadistas motivaram a criação de corpos de bombeiros particulares.
4. Desenvolvimento da Bomba de Água (Século XVIII)
As técnicas de combate a incêndios foram sendo aprimoradas nos anos seguintes, com o desenvolvimento de tecnologias e equipamentos, como as mangueiras flexíveis em 1672, que ajudaram a melhorar a eficiência no combate a incêndios.
5. Corpo de Bombeiros Voluntários (1736)
No nascente Estados Unidos, o político, cientista e pensador Benjamin Franklin (1705-1790) fundou a primeira brigada de bombeiros voluntários, na Filadélfia.
6. Corpo de Bombeiros profissional (Século XIX)
A profissionalização da carreira só viria a acontecer no século 19, entretanto, quando James Braidwood (1800–1861), funda em 1824 a primeira brigada profissional, em Edimburgo, Escócia.
O modelo implementado por Braidwood, com treinamento formal, equipamentos próprios, estrutura militar e organização estratégica são base para muitos corpos de bombeiros até hoje.
7. Bombeiros no Brasil
O primeiro corpo de bombeiros no Brasil foi fundado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, pelo imperador Dom Pedro II, como um corpo de voluntários, porém, sendo militarizado em 1860 pelo então comandante major João Batista de Morais Antas.
Foi uma instituição pioneira, na América do Sul, e sua estrutura e organização foram inspiradas no modelo francês, que usava de engenharia militar.