Quem é o “sujeito” da frase?
O que é o "sujeito" em gramática?
Ao estudarmos gramática, é comum que alguns termos tenham o significado diferente, enquanto que outros são muito próprios dos estudos gramaticais, ainda que, na prática, esses conceitos sejam simples.
Isso leva alguns estudantes a enfrentarem dificuldades na hora de estudar essa matéria, tão importante para concursos e vestibulares. Vale dizermos que esses termos e conceitos aparecem nas gramaticas de várias línguas.
Um dos casos mais evidentes é quando pensamos em “Sujeito”. Afinal, quem ou o que é o “Sujeito” da frase?
Essa pergunta confunde estudantes, pois, na linguagem comum, “Sujeito” é o mesmo que “pessoa”, “indivíduo” e mais do que isso, o mesmo que “Homem”.
Dessa maneira, se o estudante se vê diante de frases como:
“Minha mãe foi à feira”
Ou
“O Brasil apresentou crescimento no PIB”
Quando é perguntado “Quem é o sujeito?”, esse provavelmente não saberá responder, se não souber da definição de “sujeito” em gramática.
Assim, o que é “sujeito” em termos gramaticais? Veja em nosso artigo e não erre mais.
1. O sujeito não é uma “Pessoa”
Quando pensamos em “Sujeito do discurso” não devemos associar a palavra a “Pessoa”, mas sim a uma série de termos, que compõem uma parte da oração (lembrando, “Oração” em gramática é toda parte de texto que se organiza em torno do verbo).
Esses termos podem incluir um substantivo masculino (o que se chamaria de “sujeito” na concepção popular), mas também permitem que a frase contenha um pronome (Eu, você, ela, ela etc.), um substantivo feminino (“Maria”, “Mãe”, “Menina” etc.), ou até que não tenha substantivo nenhum(o chamado sujeito oculto):
- Foi à praia no domingo (sujeito oculto, isso é, sem um pronome ou substantivo explícito).
Além disso, o “Sujeito” da frase pode incluir mais termos, que servem para trazer uma melhor definição daquilo que o texto pretende relatar.
2. Pronomes
Pronomes são palavras que ficam no lugar de um substantivo. Eles podem ser:
- Definidos (exemplo: eu)
- Indefinidos (exemplo: todos)
- Pessoais (Exemplo: você)
- Interrogativos (Exemplo: quem)
- Possessivos (exemplo: meu)
- Masculinos (exemplo: ele)
- Femininos (exemplo: ela).
3. Artigo
Artigos são os famosos “A”, “O”, “As” e “Os” que têm no início de algumas frases. Entretanto, esses artigos são os chamados “Definidos”, isso é, eles se referem a um substantivo específico. Há artigos que se confundem com numerais, como é o caso de “Um”, que é um artigo indefinido:
- Um menino foi visto circulando a casa.
Nesse caso, o “Um” é usado para se referir ao substantivo, mas dando uma ideia mais vaga sobre ele. Quando colocamos o artigo indefinido no plural, fica mais fácil de ser entendido:
- Uns meninos foram vistos circulando a casa.
O “Uns” indica que o substantivo é plural, mas sem trazer uma definição precisa sobre ele.
4. Adjetivo
Outra parte do sujeito é o adjetivo. Adjetivos são as palavras que trazem descrições sobre o substantivo ou pronome. Erroneamente, algumas pessoas chamam profissões e títulos hierárquicos (exemplo: mãe, advogado, capitão) de adjetivos.