Quem não fez a prova de vida em 2025 vai receber o 13º salário do INSS?

Muitos aposentados e pensionistas possuem essa dúvida

Você também está se perguntando se quem não fez a prova de vida em 2025 vai receber o 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social,  INSS? Essa incerteza tem preocupado bastante quem recebe do INSS, ainda mais agora que o governo confirmou que o 13º será antecipado, não é mesmo?

A verdade é que, com tantas mudanças nas regras da prova de vida nos últimos anos, é normal se sentir confuso. Se esse é o seu caso — ou se você conhece alguém passando por isso —, fica tranquilo: o Pensar Cursos vai te ajudar nesse. Descubra a seguir como está funcionando a prova de vida em 2025 e o que esperar do pagamento do 13º salário. Veja  o que é fato e o que é boato para você não ser pego de surpresa.

O que é a prova de vida do INSS?

A prova de vida é um procedimento que visa confirmar que o beneficiário do INSS está vivo e apto a receber os pagamentos. Simples assim! Essa comprovação é feita anualmente e é uma medida de segurança para evitar fraudes. Até recentemente, a responsabilidade de realizar essa prova era do beneficiário, que precisava se deslocar até uma agência do INSS ou banco para confirmar sua presença.

Mudanças nas regras

Contudo, em 2023, o INSS implementou um novo sistema de cruzamento de dados com outras bases governamentais. Isso significa que, em vez de os beneficiários precisarem ir pessoalmente à instituição, o INSS verifica automaticamente a situação de cada um. Essa mudança facilitou o processo. Até aí tudo bem, mas a grande dúvida é sobre prova de vida e 13º salário do INSS. Afinal, quem não fez o procedimento vai continuar recebendo?

Como funciona o 13º salário do INSS?

Antes de esclarecer a grande dúvida que está na cabeça de muita gente, vale lembrar como funciona o 13º salário do INSS. Esse valor extra é um direito dos aposentados e pensionistas, e cai todo ano em duas partes: a primeira costuma ser paga entre abril e maio, e a segunda, entre maio e junho. Simples assim!

Valores e datas de pagamento

Os valores do 13º salário do INSS variam de acordo com o benefício recebido. Para 2025, o calendário de pagamentos será semelhante ao dos anos anteriores, e os beneficiários devem ficar atentos às datas específicas.

Como saber o dia do seu pagamento? Fique de olho no número final do benefício

Você sabia que o calendário de pagamentos do 13º salário do INSS é organizado de acordo com o número final do seu benefício? Mas atenção: é o número antes do traço, ok? Aquele dígito verificador que vem depois não entra nessa conta.

A primeira parcela será depositada entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Quem recebe até um salário-mínimo será o primeiro a ter o valor creditado. Já os segurados que recebem acima do piso nacional começam a receber a partir do dia 2 de maio.

Confira abaixo quando o seu dinheiro deve cair na conta:

Primeira parcela

Para quem ganha até um salário-mínimo:

Final do benefício Dia do pagamento
1 24 de abril
2 25 de abril
3 28 de abril
4 29 de abril
5 30 de abril
6 2 de maio
7 5 de maio
8 6 de maio
9 7 de maio
0 8 de maio

Para quem ganha acima do salário-mínimo:

Final do benefício Dia do pagamento
1 e 6 2 de maio
2 e 7 5 de maio
3 e 8 6 de maio
4 e 9 7 de maio
5 e 0 8 de maio

Segunda parcela

A segunda parcela, por sua vez, será paga entre 26 de maio e 06 de junho.

Para quem ganha até um salário-mínimo:

Final do benefício Dia do pagamento
1 26 de maio
2 27 de maio
3 28 de maio
4 29 de maio
5 30 de maio
6 2 de junho
7 3 de junho
8 4 de junho
9 5 de junho
0 6 de junho

Para quem ganha acima do salário-mínimo:

Final do benefício Dia do pagamento
1 e 6 2 de junho
2 e 7 3 de junho
3 e 8 4 de junho
4 e 9 5 de junho
5 e 0 6 de junho

Quem não fez a prova de vida em 2025 vai receber o 13º salário do INSS?

Agora, é hora de conferir o ponto central da questão: quem não realizar a prova de vida em 2025 receberá o 13º salário do INSS? A resposta pode surpreender. Segundo o INSS, não haverá bloqueio de benefícios por falta de comprovação de vida. Veja mais detalhes no Site do Governo Federal.

Idoso acessando aplicativo do INSS no celular para verificar informações sobre comprovação de vida
Benefício do INSS não será bloqueado por falta de comprovação de vida, segundo o governo. Imagem: Pensar Cursos

A nova portaria do INSS

Uma nova portaria foi publicada, prorrogando a suspensão de bloqueios de benefícios para aqueles que não realizarem a prova de vida. Isso significa que, mesmo que você não tenha feito a prova, ainda poderá receber o 13º salário do INSS em 2025. Essa decisão visa garantir que os beneficiários não sejam prejudicados e possam continuar a contar com esse importante recurso financeiro.

Segundo a Portaria MPS Nº 83 : “fica suspenso, por 6 (seis) meses, a contar de 1º de janeiro de 2025, prorrogável por igual período, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida, previsto no inciso V do § 8º do art. 69 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991. “

Ainda sobre o assunto, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto disse:

“O INSS não vai bloquear ou suspender benefícios por falta de comprovação de vida mesmo com o fim da vigência da portaria 723 no final de dezembro. O dever de provar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem feito o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca mais parcerias para ampliar o batimento de informações”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.