Quem são os Libertadores da América?

Quem são as figuras que nomeiam o mais famoso torneio de futebol sul-americano? Veja Aqui!

Quando vemos os campeonatos de futebol brasileiros, um nos chama a atenção: é a Copa Libertadores da América, um torneio que acontece entre times dos maiores países da América Latina (e eventualmente, o México).

Muitas pessoas falam sobre essa copa, sem se dar conta de 1 pergunta importante: e afinal, quem são os “Libertadores da América”? O que eles fizeram pelas Américas?

Os Libertadores da América são figuras importantes, para a História do continente. É impossível imaginarmos a formação política atual da América do Sul, sem a atuação deles.

E então, quem são eles? E no Brasil, temos um “Libertador da América”? Veja essas respostas no nosso artigo.

 

Lideres políticos

Os Libertadores da América são líderes políticos que lutaram pela independência de seus países. Isso é, enfrentaram o domínio espanhol, e ajudaram na formação política dos países latino-americanos.

O principal Libertador da América é Simon Bolívar (1783-1830), que foi um líder militar e político dos países andinos, e, juntamente com José de San Martín (1778-1850), ajudou a consolidar a independência do continente.

Tanto é que Bolívar foi presidente da Venezuela, Bolívia e Peru, Grã-Colombia (que depois se dividiu entre Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá), embora tenha nascido em Caracas (Venezuela) e seus restos mortais estejam lá.

 

Os outros Libertadores

Além de Bolívar, os outros Libertadores da América são:

  • José de San Martín (1778-1850), nascido na Argentina, e atuante em conflitos como a Batalha de Chacabuco, que resultou na independência do Chile, além de ter participado ativamente das campanhas de independência do Peru.
  • Bernardo O’Higgins (1778-1942), nascido no Chile, foi o mais importante líder militar chileno, e quem encabeçou as guerras de independência de seu país, com apoio das tropas de San Martín.
  • Antonio José de Sucre (1795-1830), nascido na Venezuela. Pode ser considerado o “braço direito” de Bolívar, a despeito de sua pouca idade, e teve papel fundamental na independência equatoriana. Foi também presidente do Peru e da Bolívia.
  • Manuel Belgrano (1770-1820), militar argentino, o criador da bandeira do país, e um dos principais economistas platinos do século 19. Comandou tropas na batalha de Salta, em 1813, diminuindo, consideravelmente, o poder espanhol no continente.
  • Francisco de Miranda (1750-1816), militar venezuelano, iniciou diversas campanhas pela libertação do país.

Sua história, contudo, é polêmica, pois, sendo contra-atacado pelos espanhóis, preferiu assumir uma rendição. Devido a isso, foi preso por Bolívar, e entregue aos espanhóis, é preso e enviado a Espanha, onde morre encarcerado.

  • José Gervasio Artigas (1764-1850), líder militar e político uruguaio, Liderou a Revolução Oriental, que culminou na derrota e perda de poder espanhol sobre o Uruguai, apesar de não ter conseguido a independência dele, contra o domínio do então Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

 

E quanto a Dom Pedro I?

O imperador Dom Pedro I do Brasil, em geral, não entra no rol dos “Libertadores da América”, apesar de ele ter sido o primeiro governante do Brasil independente. Isso porque, a independência brasileira deveu-se mais a acordos políticos do que guerras;

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.