Quem será EXCLUÍDO do Bolsa Família em Dezembro? Confira!
Saber quem será excluído do Bolsa Família em dezembro é extremamente importante para não ser “pego de surpresa” caso o seu cadastro venha a ser cortado. Afinal, muitos brasileiros podem acabar perdendo o benefício por conta de uma irregularidade, e nem se deram conta disso.
Pensando nessas situações, preparamos este conteúdo com informações que podem te ajudar a se organizar mais e melhor para o seu próximo mês de pagamento. Acompanhe.
Afinal, quem será excluído do Bolsa Família em dezembro?
A verdade é que eventualmente algumas pessoas são excluídas do Bolsa Família, por uma série de motivos. Quando a família deixa de atender aos requisitos do programa, automaticamente se torna inelegível para ele. Por isso, podem ter o benefício cortado.
Além disso, a falta de atualização de dados também é um outro ponto que merece atenção e que, muitas vezes, é negligenciado pelos beneficiários do programa.
Para que você entenda melhor quem será excluído do Bolsa Família em dezembro, confira detalhes nos tópicos abaixo:
1. Famílias que ultrapassam a renda per capita
A renda per capita máxima para participar do programa Bolsa Família é de R$ 218 atualmente. Para aqueles que já recebem o benefício e aumentam a renda, a renda máxima é de R$ 660, para que essa família seja incluída na Regra de Proteção.
São esses os dois valores que, hoje, são “aceitos” dentro do programa. Isso quer dizer quem aumentar a sua renda em dezembro, ultrapassando meio salário-mínimo por pessoa, será automaticamente cortado do programa.
Lembrando que esses cortes não são feitos apenas baseados em rendas formais, mas, sim, em rendas informais também. Fique de olho nesses aspectos do seu Bolsa Família.
2. Famílias com falta de atualização cadastral
A atualização cadastral é extremamente importante dentro do programa Bolsa Família. Com essa atualização constante e regular, o Governo consegue ter uma visão mais clara da situação socioeconômica das famílias brasileiras consideradas de baixa renda.
Além disso, esse cadastro também dá subsídios para que a família continue ou não recebendo o benefício, pois ele dá pistas se esse grupo familiar ainda atende a todos os requisitos do programa.
Por isso, quando uma família deixa de fazer a sua atualização cadastral no período estipulado para ela, há chances de ser excluída do programa. É por conta disso que quem será excluído do Bolsa Família em dezembro podem ser famílias que ainda atendem aos requisitos do programa, mas se esqueceram de atualizar suas informações.
Para evitar esse desfecho, procure sempre atualizar os seus dados no CadÚnico.
3. Grupos familiares que apresentam informações falsas
Por fim, faz parte do grupo de quem será excluído do Bolsa Família em dezembro aqueles que apresentam informações falsas no cadastro, por exemplo, incluindo ou excluindo algum membro da família, renda, etc.
Lembre-se, esses dados podem ser cruzados pelo Governo para que se avalie se a sua situação é realmente verdadeira ou não. Portanto, mentir pode ser um grande problema, inclusive judicial. Cuidado com esse comportamento!