Questões Discursivas: 5 dicas para melhorar seu desempenho
Em diversas provas de concursos públicos e outros processos seletivos como os vestibulares tradicionais as bancas costumam cobrar algumas questões discursivas. Essas questões são aquelas que exigem do candidato uma maior atenção no momento da resposta, pois é necessário mobilizar conhecimentos prévios e colocá-los em prática por escrito.
Além disso, as questões discursivas geralmente são mais difíceis e têm um peso maior na soma da nota para a classificação dos candidatos ao um cargo disponibilizado no concurso. Além de o candidato descobrir o tema sobre o qual precisará discorrer somente no momento de aplicação da prova, há um limite mínimo e máximo de linhas para escrever.
Diante desse cenário, as questões discursivas podem se tornar um grande desafio para as pessoas que não praticam a escrita de textos no dia a dia.
Em alguns concursos, as questões objetivas consistem em uma primeira etapa do concurso, enquanto as questões discursivas definem a nota da segunda etapa, tendo um peso relevante para a aprovação ou reprovação do concurseiro. Por isso, é crucial se preparar para responder a esse tipo de questão com maestria. Pensando nisso, apresentamos a seguir algumas dicas de como melhorar o seu desempenho!
Questões discursivas: 5 dicas para mandar bem
Ao responder questões discursivas, o candidato precisa mobilizar habilidades analíticas, argumentativas e de expressão escrita. Por isso, além de conhecimento sobre o assunto em questão, é necessário terestratégia e prática. Confira nesse texto algumas dicas valiosas para aprimorar sua habilidade de acordo com esses aspectos.
1. Busque a compreensão do tema
Em primeiro lugar, para mandar bem ao responder uma prova discursiva, é necessário ter um conhecimento razoável sobre o tema apresentado. Você não tem como saber qual será o tema específico a ser cobrado nas questões discursivas, mas sabe o conteúdo programático do concurso a partir da publicação do edital. A partir disso, estude de forma aprofundada os assuntos que podem cair na parte aberta da prova.
2. Pratique a gestão do tempo de prova
Um dos fatores que atrapalha muitos concurseiros nas questões discursivas é a falta de tempo. Por exigir uma maior elaboração, criação de rascunho, desenvolvimento de argumentação e revisão, essas questões ocupam um tempo razoável. Portanto, treine em casa através de simulados, estabelecendo um tempo adequado para o desenvolvimento do texto de resposta. No dia da prova, o ideial é começar a responder a prova pelas questoões discursivas.
3. Treine a sua habilidade de escrita
Além de ter conhecimento teórico e técnico sobre o conteúdo, as questões discursivas exigem também conhecimentos liguísticos e prática na escrita de textos. Não vai ser de grande valia entender o que a questão solicita e não saber expressar esse conhecimento em palavras, que é o que a banca espera.
Então, durante sua preparação para a prova, reserve um tempo para escrever sobre diversos tópicos e matérias. Assim, você irá aprimorar sua habilidade no uso das palavras, expandindo seu repertório linguístico.
4. Estruture as ideias
Outro ponto fundamental ao escrever uma resposta discursiva é o ordenamento lógico, a argumentação adequada. Suas respostas devem ser estruturadas de forma lógica e coerente. Então, buscque conectar seus argumentos de maneira clara, utilizando transições suaves entre as ideias e sempre tendo como foco principal o que a questão solicita.
5. Revise sempre o seu texto
Por fim, lembre-se de revisar! Após concluir a escrita da sua resposta, reserve um tempo para revisar o texto. Verifique a gramática, a estrutura das frases e a clareza dos argumentos. Às vezes, uma revisão atenta pode revelar erros que passaram despercebidos durante a escrita inicial.
Leia também SiSU 2024 recebe inscrições para mais de 260 mil vagas a partir desta segunda (22); saiba mais.