“Ratificar” ou “retificar”: qual está correto?
Entenda de uma vez por todas!
Muitos brasileiros não sabem se o correto é usar a expressão “ratificar” ou “retificar”. Se você também tem essa dúvida, saiba que você não está sozinho.
Porém, entender a diferença entre essas duas expressões é fundamental para evitar erros em questões de português das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Além disso, usar “ratificar” e “retificar da maneira correta é importante para que você seja capaz de escrever uma redação de qualidade.
Dessa forma, para que você não tenha mais dúvidas sobre o tema, trouxemos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o uso correto das expressões “ratificar” e “retificar”. Vamos conferir!
“Ratificar” ou “retificar”: qual está correto?
“Ratificar” e “retificar” são duas expressões muito semelhantes e que provocam dúvidas entre os estudantes.
É importante ter em mente que existem diferenças significativas entre “ratificar” e “retificar. A seguir, entenda quando cada uma dessas palavras deve ser utilizada e as principais regras que regem o uso de cada uma dela.
Ratificar: veja os principais usos
Em primeiro lugar, devemos destacar que “ratificar” é um verbo que pode ser usado com o sentido de “aprovar” ou “confirmar” uma determinada coisa.
“Ratificar” pode ser usado em vários ocasiões. Mas, vale destacar que expressão é muito usada em contextos jurídicos, políticos e administrativos.
A seguir, confira alguns exemplos que incluem o uso da palavra “ratificar”:
- Carlos da Silva, o presidente da empresa, ratificou o acordo com os novos parceiros.
- Os membros da reunião ratificaram a decisão tomada pela diretoria da escola.
Nos exemplos que apresentamos, a palavra “ratificar” é usada para expressar a ideia de confirmar ou validar algo que já havia sido discutido.
Retificar: veja os principais usos
“Retificar”, por outro lado, é um verbo que pode ser usado no sentido de “corrigir” ou “ajustar” uma determinada coisa que está incorreta. A expressão é frequentemente usada em contextos técnicos, mecânicos, administrativos e formais, especialmente estamos falando da correção de erros.
A seguir, veja alguns exemplos que incluem o uso da expressão “retificar”:
- Você deve retificar os dados apresentados no relatório da pesquisa.
- O professor precisou retificar o enunciado da questão para que ela fizesse sentido.
- A carta de Tiago foi retificada para corrigir os erros de digitação.
Nos exemplos que apresentamos, “retificar” indica uma correção. Como você deve ter percebido, essa expressão é muito usada em contextos que envolvem a correção de um determinado erro ou ajuste.
“Ratificar” e “retificar”: erros comuns
“Ratificar” e “retificar” são duas palavras que parecem muito semelhantes. Porém, elas possuem significados diferentes. Lembre-se de que a expressão “ratificar” é usada para indicar a confirmação de alguma coisa, enquanto “retificar” pode expressar a correção de alguma coisa que está errada.
Usar “ratificar” quando se quer dizer “retificar”, ou vice-versa, pode levar a sérios mal-entendidos, especialmente em contextos formais ou profissionais. Imagine um cenário onde um contrato precisa ser corrigido (retificado), mas alguém erroneamente usa “ratificar”, sugerindo que o contrato foi confirmado sem alterações.
Como mencionamos, os estudantes costumam confundir as expressões “ratificar” e “retificar”. Para que você não erre mais, é recomendável que você compreenda os principais contextos em que cada uma essa duas palavras é usada, uma vez que eles são diferentes.
Outra dica para memorizar a diferença entre a duas expressões é ter em mente que a palavra “retificar” possui a letra “e”, assim como “emendar”, que é uma palavra que também pode assumir o significado de correção. “Ratificar”, por sua vez, possui a letra “a”, assim como a expressão “aprovar”, que está relacionada ao ato de confirmar uma determinada coisa.