Redação do ENEM 2024: como começar o seu texto?
Veja as principais dicas
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das provas mais relevantes de todo o país e acontecerá em breve (dias 03 e 10 de novembro).
A redação é uma das partes mais importantes da prova, uma vez que é responsável por parte significativa da nota final de cada participante. Assim, é fundamental que você consiga uma pontuação alta na redação do ENEM.
Mas, muitos estudantes não conseguem começar a escrever o texto com facilidade, já que o parágrafo de introdução da redação do ENEM deve ser escrito com cautela e atenção.
Dessa forma, para te ajudar, separamos um resumo com tudo aquilo que você precisa saber a introdução da redação do ENEM. Vamos conferir!
A estrutura da redação do ENEM
Em primeiro lugar, você deve saber qual é a estrutura da redação do ENEM.
A redação deve ser composta por três partes básicas: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução deve ser escrita em um parágrafo. Você poderá dedicar dois parágrafos para o desenvolvimento e, por fim, um parágrafo para a conclusão.
A seguir, descubra como começar a escrever o seu texto sem dificuldade.
Como funciona a introdução da redação ENEM?
A introdução é o parágrafo em que você deve convencer o corretor de que você entendeu o tema e é capaz de discuti-lo de maneira crítica. Nesse parágrafo, você deve apresentar o tema, definir o seu ponto de vista e prepara o leitor para os argumentos que serão elaborados em seguida.
O ideal é que a introdução seja feita em um único parágrafo, com cerca de 5 a 6 linhas, para ser clara e direta.
Existem diversas maneiras de começar a redação do ENEM. Para que você não precise enfrentar dificuldades antes de começar a escrever, trouxemos três sugestões para que você consiga começar a simples e eficiente:
- Inversão da linha temática;
- Início com repertório;
- Apresentação de dois problemas.
Apresentação de dois problemas
Uma das maneiras de começar o seu parágrafo de introdução na redação do ENEM é por meio da citação de dois problemas que serão posteriormente desenvolvidos nos próximos parágrafos do seu texto.
Se você optar por essa estratégia, deverá introduzir brevemente os dois problemas no primeiro parágrafo do seu texto, sem desenvolver nenhum deles, apenas mencionando-os. A ideia é que esses problemas sejam posteriormente aprofundados nos parágrafos de desenvolvimento.
Inversão da linha temática
A estratégia de inversão da linha temática possui o objetivo apresentar o tema da proposta e mostrar sobre o que a sua redação está falando. É a maneira mais simples de começar a sua introdução, já que evita que você cometa erros e fuja do tema proposto pelos examinados.
A inversão deve ser feita nas primeiras linhas da introdução, onde você refaz o enunciado da proposta com suas próprias palavras. Depois disso, você poderá introduzir um repertório ou começar a esboçar os problemas que serão discutidos.
Ficou com alguma dúvida? Veja um exemplo:
- Tema: Os impactos das fake news na sociedade brasileira
- Inversão da linha temática: “As fake news têm causado impactos profundos na sociedade brasileira.”
Uso de um repertório
Você pode começar a sua redação por meio da citação de um repertório. Tenha em mente que iniciar a introdução com uma citação, fato histórico e dado estatístico pode ser uma maneira eficaz de demonstrar o seu conhecimento e criar uma introdução interessante.
Veja um exemplo:
- Tema: A importância da preservação do meio ambiente
- Introdução: “Segundo Carl Sagan, ‘a Terra é o único lar que conhecemos’. Essa declaração resume a urgência da preservação ambiental, pois a degradação dos recursos naturais coloca em risco a sobrevivência de futuras gerações.”